Crie o seu refresco preferido & saudável

Um refresco pode ser uma bebida saudável e a ideal para os dias tórridos de verão.
Depois da praia ou de um dia duro de trabalho nem sempre apetece um copo de água e as suas papilas gustativas pedem mais. Verdade?

Mas as bebidas açucaradas não são solução. Um refresco sem açúcares adicionados, sem calorias ou com poucas calorias pode ser delicioso, ao mesmo tempo contribui para evitar alguns quilos a mais e ajuda a diminuir o risco de cancro.

Uma das orientações específicas para escolher bebidas saudáveis ​​como recomendação para a prevenção do cancro é: limitar o consumo de açúcar e bebidas açucaradas e beber sobretudo água e bebidas sem adição de açúcares.

A ingestão elevada e frequente de açúcar pode aumentar o risco de cancro, ao promover alterações na resposta insulina-glicose, o stresse oxidativo, a inflamação e a adiposidade corporal.

As bebidas açucaradas favorecem o ganho de peso. O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco para 12 tipos de cancro, incluindo mama, colorretal e pós-menopausa. Essas bebidas fornecem muitas calorias e estão vazias de qualquer valor nutricional.

Abandone refrigerantes e sumos de fruta ou qualquer bebida com adição de açúcar, como as bebidas desportivas, as bebidas energéticas, todas as águas açucaradas, incluindo bebidas à base de café e chá.

Quando escolher bebidas para comprar, consulte o rótulo e verifique se há presença de açúcares adicionados como: sacarose, xarope de milho com alto teor de frutose, mel, outros xarope de glicose e concentrados de fruta.

Opte por bebidas refrescantes para acabar com a sede mas à maneira saudável.
Beba infusões ou chás verdes, preto, branco ou de ervas ou com frutas. Misture águas minerais gaseificadas e um pouco de sumo de fruta acabada de espremer. Ou experimente criar o seu refresco preferido,começando por seguir 3 instruções básicas:

  1. Escolha uma destas bebidas de base: água mineral, água com gás, água tónica
  2. Adicione um intensificador saudável como: fruta fresca em pedaços, fatias de limão ou outras frutas cítricas, chás, café, cascas de citrinos
  3. Acabe com um toque de aromas extra: frutas e néctares 100%, água de coco, cubos de gelo com sabor, gengibre, ervas como hortelã, manjericão, menta, especiarias como a pimenta caiena, anis.

Insista na experimentação até encontrar a sua receita do refresco preferido & saudável.

Referências: Makarem, N., Bandera, E. V., Nicholson, J. M., & Parekh, N. (2018). Consumption of Sugars, Sugary Foods, and Sugary Beverages in Relation to Cancer Risk: A Systematic Review of Longitudinal Studies. Annual review of nutrition, (0).; http://www.aicr.org/enews/2018/08-august/enews-low-sugar-summer-drinks.html

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.