As posturas de yoga

Share on Facebook340Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Quando se pratica yoga é importante a observação consciente do corpo, da mente e da respiração. Sem a ligação entre estes três elementos, apenas se está a fazer exercício físico. As posturas de yoga visam o fortalecimento e a flexibilidade do corpo.

As posturas ou as asanas de yoga são agrupadas de acordo com as suas características para que possam ser estudadas de forma sistemática e criteriosa, permitindo conhecer os benefícios e contraindicações das mesmas. Fica aqui uma breve apresentação da forma como se classificam as asanas:

  • De pé – visam principalmente ensinar a conhecer e a dominar o alinhamento corporal;
  • Sentadas – nos dias de hoje, passamos grande parte dos dias sentados, o que pode criar problemas de mobilidade e não só, aos joelhos, tornozelos, articulação coxofemoral e toda a coluna vertebral (zona sacroilíaca, lombar, dorsal e cervical). As posturas sentadas permitem a recuperação da perda de mobilidade e o fortalecimento dos músculos das costas e da zona abdominal;
  • Extensão para a frente – o tronco é flexionado sobre as pernas. A denominação “extensão” é fundamental, já que alia duas componentes: a flexão à frente do tronco, acompanhada do estiramento da coluna, evitando assim a compressão da coluna e do abdómen;
  • Extensões laterais – as extensões laterais ou torções da coluna são importantíssimas para aumentar a mobilidade das vértebras. As torções devem ser feitas usando o mesmo conceito das extensões para a frente: primeiro estender a coluna, ganhando espaço entre as vertebras e depois roda-la.
  • Inversões – a prática de posturas invertidas leva a um incremento da circulação sanguínea, ao fortalecimento da estrutura muscular e esquelética e também toca a esfera emocional e psicológica pois muitas vezes serve para ultrapassar medos e inseguranças criadas pelo imaginário, quando por exemplo, o aluno se recusa a praticar a postura por medo, trauma, ou insegurança.
  • Abdominais – com o reforço dos músculos abdominais permitem que todas as posturas sejam feitas de uma forma mais correta e que a coluna se mantenha mais erguida e mantenha a curvatura natural. Contribuem para o alinhamento corporal;
  • Extensão atrás – permite o fortalecimento dos músculos das costas, revitalizando o corpo, pela compressão dos centros nervosos, que migram da coluna para as diferentes partes do corpo;
  • Restaurativas – o principal objetivo é relaxar o corpo, proporcionando tranquilidade e bem-estar.

Referências: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Meditacion”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001. “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009).

Alexandra Pereira

Sobre Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS). Acredita que a prática de yoga pode oferecer uma melhoria da condição física, mental e psicológica do praticante.