Beldroegas: ervas daninhas comestíveis

Common-purslaneVamos completar um pouco mais a sua mini horta?

Nesta fase o objetivo é preparar um metro quadrado de terra ou, se optar pelo equivalente em vasos (10 vasos com medidas aproximadas de 52x20x18cm), para receber ervas ou plantas medicinais.

A primeira escolha é a beldroega. Conhecida na botânica por Portulaca aleracea, é considerada uma erva daninha, no entanto existe também a espécie Portulaca sativa que é muitas vezes cultivada por ser comestível.

É uma planta anual, de climas quentes com caules carnudos rosados, prostrada e com ramos que podem ir além de 30 cm. Apresenta folhas carnudas verdes ou douradas. Seguem-se alguns ensinamentos fundamentais para o bom cultivo da beldroega:

  1. Selecione o local de acordo com a exposição solar. As sementes de beldroega podem ser cultivadas na primavera, num solo bem drenado, onde a água circule facilmente, sem encharcar o terreno, e com luz.
  2. Prepare a terra. É necessário mobilizar, fertilizar e regar.
  3. Comece por mobilizar. Esta técnica consiste em alterar a estrutura do solo, permitindo: uma boa expansão das raízes das plantas, uma boa captação e circulação de água, assim como o arejamento, para o crescimento das ervas.
  4. A terra deve ser enriquecida com fertilizante natural ou estrume curtido durante a preparação inicial. Basta espalhar apenas uma camada de fertilizante anualmente. O fertilizante artificial deve ser evitado, porque pode provocar desequilíbrios nas condições do solo e redução da concentração de óleos essenciais e de substâncias activas das plantas.
  5. Instale por sementeira direta. Pode adquirir as sementes em qualquer loja de produtos agrícolas, como por exemplo na Agriloja ou no Jardim centro. Esta última dá a possibilidade da compra online.
  6. Coloque as sementes, 5 a 10 mm de profundidade na terra a uma distância de 10 a 15 cm. Nos 10 vasos ou no metro quadrado coloque um total de 6 sementes. O número de sementes é ajustável conforme a preferência do utilizador.
  7. A rega deve ser feita de forma regular. Regue as suas futuras beldroegas depois de fazer uma apalpação da terra e verificar que está seca. Regue-as até notar que a água demora a filtrar.
  8. Ao fim de mais ou menos 60 dias, vai poder colher as beldroegas.

Nutricionalmente a beldroega é uma planta medicinal e apresenta várias propriedades benéficas para a saúde. Ela é das melhores fontes de ómega 3, possui cálcio, magnésio, potássio, ferro e zinco em concentrações que aumentam com a maturação das folhas. Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre esta planta, no que diz respeito às suas propriedades consulte-os aqui.

Pode usar as suas beldroegas, acabadas de colher, para compor uma salada, juntar aos restantes legumes numa sopa ou até mesmo fazer um esparregado, um bom acompanhamento para as refeições principais.

Referências:  Clevely Andy, Katherine Richmond. Manual completo de Plantas e Ervas Medicinais. Lisboa: Editorial Estampa;  Uddin MK, Juraimi AS, Ali ME, Ismail MR. Evaluation of Antioxidant Properties and Mineral Composition of Purslane (Portulaca oleracea L.) at Different GrowthStages. Int J Mol Sci. 2012;13(8):10257-67.

Catarina Santos

Catarina Santos, natural de Alpedrinha (Fundão), licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2012), atualmente, frequenta a licenciatura de Dietética na Escola Superior de Saúde de Leiria. Interessa-se pela área das Tecnologias de Produção Animal e Vegetal e pela Nutrição ma (...)