O meu nome é Bel, Beldroega

beldroegaO meu nome é Beldroega. Os especialistas em botânica chamam-me de Portulaca oleracea e sou uma planta selvagem comestível. Mas, para maioria dos humanos, sou considerada uma espécie de erva daninha, daquelas indesejáveis, que parecem brotar espontaneamente pelos quintais e hortas.

Nos anos 80 fui alvo de alguns estudos bioquímicos e, entre todos os vegetais de folha escura até hoje examinados, sou considerada a melhor fonte de ómega-3.

Ora, o ómega-3 é um dos ácidos gordos essenciais com um papel fundamental, não só no crescimento e desenvolvimento normal do corpo humano, mas também na prevenção e tratamento de determinadas doenças como as cardiovasculares, hipertensão, diabetes, artrite e outros distúrbios inflamatórios e autoimunes e ainda no cancro.

Atualmente posso considerar que a minha notoriedade está em franca progressão. Ainda este ano, a revista científica International Journal of Molecular Sciences reconheceu-me outros efeitos benéficos devido aos níveis elevados que apresento de vitamina C, α-tocoferol, β-caroteno e glutationa.

Os efeitos benéficos da glutationa foram demostrados em estudos clínicos: é capaz de proteger as células dos processos carcinogénicos através da sua ação antioxidante e ligação a compostos químicos mutagénicos, atuando direta ou indiretamente, mantendo os níveis funcionais de outras substancias antioxidantes como as vitaminas C e E, envolvendo-se na síntese e reparação do DNA e aumentando a resposta imune.

Possuo ainda cálcio, magnésio, potássio, ferro e zinco em concentrações que aumentam com a maturação das folhas. Todo este valor nutricional providencia uma ampla atividade biológica, com uma capacidade antioxidante marcada. Portanto, sou um vegetal excelente para incluir na alimentação.

Os que já me conhecem sabem fazer de mim um bom esparregado ou uma sopa deliciosa quando me combinam com outros vegetais. O meu nome é Bel, Beldroega, um vegetal que deixou de ser secreto, ao serviço da sua saúde!

Referências: Simopoulos AP. Omega-3 fatty acids and antioxidants in edible wild plants.Biol Res. 2004;37(2):263-77.; Uddin MK, Juraimi AS, Ali ME, Ismail MR. Evaluation of Antioxidant Properties and Mineral Composition of Purslane (Portulaca oleracea L.) at Different GrowthStages. Int J Mol Sci. 2012;13(8):10257-67.; Ivo Oliveira, Patrícia Valentão, Rosário Lopes, Paula B. Andrade, Albino Bento, José Alberto Pereira, Phytochemical characterization and radical scavenging activity of Portulaca oleraceae L. leaves and stems, Microchemical Journal, Volume 92, Issue 2, July 2009:129-134.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)