Cheios de tretas!

Levamos o ano inteiro a ler jornais e a ver televisão, acreditando que a informação que nos chega sobre temas de ciência da saúde, divulgada por jornalistas, apresentadores que nos conquistaram a simpatia e carimbada por supostos “peritos”, é verdadeira.

Mas, o que acontece é que diariamente somos sujeitos a afirmações que são ciladas, prometendo curas milagrosas. Recorre-se à técnica do exagero, ocultam-se e confundem-se evidências que dão origem a explicações falaciosas e distorcem-se provas para servir fins privados ou com propósitos comerciais.

Como é possível serem ditos e repetidos tantos disparates e extravagâncias em nome da ciência? Que media são estes que preferem divulgar assim e não usar a verdadeira ciência?

Ben Goldacre é médico e investigador. Ele é também o autor do livro «A Ciência da Treta» que, de forma clara, explica como funciona a falsa ciência.

Veja o que Ben Goldacre diz no vídeo. Fique alerta! Não vá em cantigas!

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)