Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Reduzir o risco de cancro da próstata: qual é o seu papel?

Reduzir o risco de cancro da próstata começa com uma importante medida de prevenção que pode ser adotada por si. O seu papel passa por melhorar os seus hábitos de vida e atingir um peso saudável.

Os estudos mais atuais sugerem que ter excesso de peso ou obesidade, aumenta o risco de cancro da próstata, sobretudo o cancro da próstata avançado, sendo este mais agressivo e que pode ser fatal.

Como acontece com todos os outros tipos de cancro, o risco de desenvolver cancro da próstata depende de vários factores. A idade, a história familiar, a etnia, ter excesso de peso ou obesidade, são os quatro principais fatores de risco associados a este tipo de cancro. Se os três primeiros fatores não são controláveis, o último – estar acima do peso, pode ser gradualmente alterado individualmente.

Em Portugal são diagnosticados mais de 20 casos de cancro da próstata todos os dias. É o cancro mais comum nos homens e é a terceira doença oncológica mais comum para todos, ficando apenas atrás do cancro da mama e do cancro colorretal.

Os homens com menos de 50 anos têm um risco baixo de cancro da próstata, o risco aumenta com a idade. Se houver histórico familiar com diagnóstico de cancro da próstata, o risco aumenta, por exemplo um familiar próximo como o pai, irmão ou tio ou então uma parente próxima do sexo feminino que tenha tido cancro da mama, por exemplo, a mãe. Os especialistas concluíram que 5 a 9% dos casos de cancro de próstata têm componente genética.
Os homens de ascendência africana também têm um risco aumentado para o cancro da próstata comparativamente com caucasianos, enquanto os asiáticos correm um risco menor.

Uma vez que ter peso em excesso é um dos principais fatores promotores do cancro da próstata e é passível de ser alterado, iniciar um programa de exercício e nutrição é a melhor estratégia. O primeiro objetivo é perder peso, de forma gradual, diminuir o excesso de gordura abdominal e alcançar um peso saudável.

Referências: Wilson, R. L., Taaffe, D. R., Newton, R. U., Hart, N. H., Lyons-Wall, P., & Galvão, D. A. (2022). Obesity and prostate cancer: A narrative review. Critical Reviews in Oncology/Hematology, 169, 103543.; Purcell, S. A., Oliveira, C. L., Mackenzie, M., Robson, P., Lewis, J. D., & Prado, C. M. (2022). Body composition and prostate cancer risk: a systematic review of observational studies. Advances in Nutrition, 13(4), 1118-1130.; World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research. Continuous Update Project Expert Report 2018. Diet, nutrition, physical activity and stomach cancer. Available at dietandcancerreport.org; Global Cancer Observatory: Cancer Today (version 1.1). Lyon, France: International Agency for Research on Cancer. Available from: https://gco.iarc.who.int/today.
As exostoses do canal auditivo externo ocorrem com maior frequência em surfistas, por exposição repetida à água fria. Saiba como prevenir
Há evidências que sugerem uma relação entre doenças cardíacas e perda auditiva, devido a alterações da hipertensão arterial. Saiba mais.
A surdez pode ter muitas causas e é importante saber quais as vias que podem contribuir para a prevenção da perda auditiva em adultos.
A prevenção da surdez na criança é imperiosa e quando inevitável, é importante atuar em tempo útil, com reabilitação auditiva. Saiba mais