Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Diferentes métodos ou estilos de yoga

metodos-de-yoga

A prática de yoga é uma atividade física multidisciplinar constituída por um relaxamento inicial e final, prática de respiração (pranayama), prática de posturas (asanas) e prática de meditação. Alguns métodos desta prática utilizam a recitação de mantras ou o cântico de Kirtans. Kirtan é na sua essência uma oração, que ao ser cantada, incrementa os níveis de concentração, de atenção plena, numa comunhão de identidade com o outro.

A multidisciplinaridade também surge na forma como é abordada. Vou explicar cada um dos métodos, mais populares e com mais expectativas entre os que procuram esta prática para encontrarem bem-estar físico, intelectual e emocional.

Antes de entrar na explanação, gostaria de tornar claro, que as técnicas de respiração, a prática das asanas, a meditação e o relaxamento são comuns a toda a variedade de práticas existentes, o que se altera é a forma de interpretar os ensinamentos da sábio Patânjali, que terá vivido entre os séculos 2 a.C e 4 d.C. É-lhe atribuído a compilação de textos relativos à filosofia e prática do yoga, sendo o mais importante os “Yoga Sutras”, livro que apoia toda a prática do yoga clássico.

O yoga moderno assenta, sobretudo, nos ensinamentos de Sri Tirumalai Krishnamacharya (18/11/1888 a 28 de fevereiro de 1989) que influenciou vários mestres de yoga, tais como: B.K.S. Iyengar, Sri K. Pattabhi Jois, Indra Devi e o seu filho T.K.V. Desikachar.

O Hatha yoga é a base e a forma mais tradicional de prática e a base de todos os outros métodos. Para quem pretende iniciar-se, é a forma ideal para o fazer, pois permite que lentamente vá absorvendo os vários componentes da aula deixando que se instalem no corpo, sobretudo, através da consciência do movimento, da respiração e da concentração mental no momento presente.

No Yoga restaurativo as posturas são mantidas durante bastante tempo, assegurando a profunda consciência da postura, da respiração e a forma como acalma a mente e o corpo. É fundamental para quem sofre de stress, ansiedade, insónia.

O Yoga terapêutico pratica-se através de posturas ligadas à respiração, à consciência do corpo, à prática de atenção plena, numa sequência de asanas que permitem melhorar a condição física, psicológica e mental do praticante. A prática de meditação e de atenção plena no momento presente é fundamental para a perceção das transformações físicas e mentais, que a prática oferece.

O método Iyengar é uma prática de enorme precisão nas posturas, com utilização de inúmeros suportes, tais como, mantas, blocos cintos, almofadas, cadeiras, etc. Pretende-se com estes apoios melhorar a capacidade de entender a postura e obter um elevado nível de perfecionismo na realização da mesma.

Asthanga vinyasa yoga é um estilo muito dinâmico, que deve ser praticado apenas por quem tem uma boa condição física e preferencialmente tenha praticado previamente outros métodos de yoga. Pressupõe na sua prática o uso de um tipo de respiração – ujjayi, que precisa para ser realizada de forma correta, do conhecimento prévio de como respirar de forma eficaz e de como utilizar a caixa torácica para o efeito.

Bikram yoga foi inventado nos anos 70 e consta da realização de uma série com 26 posturas, numa sala cuja temperatura deve rondar os 40º a 42ºC e uma humidade de 40%. Atualmente, é substituído em vários locais pelo Hot yoga.

Kundalini yoga, tal como os outros métodos, a prática é definida pela execução de asanas (posturas), pranayama (técnicas de respiração), mudras (posição dos dedos e das mãos, ligado à respiração). E conta também com a entoação de mantras, durante a aula.

Existem muitos outros métodos, mas o que realmente é importante reter, é perceber que todos se baseiam nos mesmos princípios filosóficos e de prática das várias componentes de uma aula de yoga. O método ou abordagem de o fazer é que é diferente e por essa mesma razão, deve experimentar vários métodos e perceber qual é o mais confortável para si. Muitas vezes há a necessidade de mudar de método, de experimentar novas opções, porque também não somos sempre a mesma pessoa.

Comece por procurar uma escola com um professor certificado e inicie uma prática de yoga.

Fotografia de Oksana Taran na Unsplash
Os relacionamentos interpessoais saudáveis são cultivados, quando vivemos uma vida apoiada na filosofia do yoga. Saiba mais.
É uma pequena história sobre como superar e ultrapassar o desconforto físico e psicológico criado por um pequeno acidente.
Os períodos de maior sobrecarga física e intelectual podem levar a desistir-se de praticar yoga. Abandonar a prática é uma boa decisão?
Neste artigo explica-se a afinidade do homem pela natureza e apresentam-se possíveis ganhos para a saúde de ir para dentro da natureza.