Um Ano Novo geralmente vem com a definição de resoluções muito importantes para a nossa saúde física e bem-estar. Infelizmente, para a maioria das pessoas estes objetivos não passam de boas intenções sem resultados práticos – é mais frequente cancelar do que cumprir a missão de Ano Novo. Felizmente, investigação dá algumas pistas sobre estratégias que nos podem apoiar.
Porquê no Ano Novo? A motivação para a mudança
Uma manhã, uma segunda-feira, um novo mês, um novo semestre letivo (para quem estuda) e um novo ano de vida ou de calendário são marcos temporais apetecíveis para “novos começos”. Esta é uma conclusão de vários estudos da professora de Gestão, Organizações e Mudança Comportamental na Universidade da Califórnia, Hengchen Dai, e da sua equipa. De facto, os dados apontam para que quem aposta nos marcos temporais, parece ter mais sucesso. Segundo esta equipa de investigação, os marcos temporais parecem oferecer a oportunidade de distanciarmo-nos do nosso “eu passado” que tinha comportamentos que preferíamos não ter.
Cumprir missão no Ano Novo
Para a população geral, o Ano Novo, em particular surge como ideal para mudanças benéficas para a saúde individual e, no fundo, para a sociedade, tais como: fazer uma dieta, exercitar, poupa, deixar de fumar, estudar. Apesar de não haver fórmulas mágicas para cumprir estes objetivos, existem sugestões que parecem estar mais associadas ao sucesso!
1. Defina um plano e registe-o
O que pretende alcançar? – seja específico, realista e defina algo com limite no tempo. Exemplo: fazer 1 hora de exercício 5 vezes por semana a partir de maio
Quais são os objetivos intermédios? – opte por objetivos formulados na positiva e que vão de encontro ao que pretende, em vez de na negativa e direcionados para o que gostaria de evitar. Exemplo: fazer 2 horas de exercício por semana até 15 de março vs. não ficar no sofá quando podia estar a fazer exercício.
2. Celebre conquistas
Quando faz uma ação que vai de encontro ao seu plano, faça algo que é prazeroso para si. Exemplo: fez uma hora de exercício, tome um banho de imersão (se for algo que gosta) como recompensa.
3. Peça apoio a quem o rodeia
Diga o que está a tentar alcançar e peça adaptações concretas às pessoas que são próximas de si – Exemplo: diga aos seus amigos que prefere estar com eles à hora do jantar e não ao final da tarde.
4. Uma falha no plano é só um passo ao lado
O pensamento tudo ou nada pode minar o alcance de objetivos. Se não conseguiu cumprir um objetivo intermédio de acordo com o que esperava, lembre-se que se trata de um passo ao lado e não um regresso à estaca 0. Assim, evite procrastinar o seu objetivo somente para o mês ou até mesmo o ano seguinte.
5. Veja se o plano corre dentro do que tinha projetado
Avalie o plano que definiu à medida que vai implementando. Se o plano não está a correr como acha que deveria, pode sempre reformulá-lo. O plano pode estar simplesmente a precisar de algumas adaptações.
Feliz Ano Novo e boa missão!