Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Como é que a menopausa afeta a saúde cerebral das mulheres?

O cérebro feminino envelhece de forma distinta comparativamente com o cérebro masculino e a menopausa tem um papel fundamental nesse processo. A interação com o sistema reprodutivo é crucial no envelhecimento do cérebro nas mulheres. Os homens têm mais testosterona, as mulheres têm mais estrogénio.

À medida que a menopausa se aproxima o estrogénio feminino começa a diminuir, o que origina diversos sintomas: afrontamentos (as ondas de calor), suores noturnos, alterações do sono, perdas de memória, depressão, ansiedade, entre outros.

Associamos a menopausa aos ovários, mas estes sintomas não começam nos ovários. Começam no cérebro. São sintomas neurológicos. Não é habitual pensar desta forma.
Porque é que a menopausa causa impacto no cérebro?
Como é que a menopausa afeta a saúde cognitiva?

 A neurocientista Lisa Mosconi explica a anatomia do cérebro na menopausa e revela como a diminuição dos níveis hormonais afeta o envelhecimento do cérebro feminino.

Lisa Mosconi estuda a saúde do cérebro e lidera um programa de neurociência e saúde feminina, para investigar sobre como o cérebro feminino é afetado pela genética, pelo meio ambiente e pelo estilo de vida. É ainda diretora da Clínica de Prevenção de Alzheimer nos Estados Unidos.

Assista agora ao vídeo educativo de Lisa Mosconi disponibilizado pelo canal TED e conheça algumas medidas simples promotoras da saúde cerebral que pode adotar diariamente: boa alimentação e exercício físico.

Reduzir o risco de cancro da próstata começa com uma importante medida de prevenção que pode ser adotada por si. Informe-se!
A prevenção da surdez na criança é imperiosa e quando inevitável, é importante atuar em tempo útil, com reabilitação auditiva. Saiba mais
Reduzir o risco de cancro gástrico começa com medidas concretas de prevenção. Melhore gradualmente a qualidade do que come.
A surdez neurossensorial é uma sequela comum das infeções do grupo TORCH. Há medidas de prevenção e reabilitação precoces a tomar.