Azia: quais são as causas? E como pode prevenir? 

Quando a azia se torna uma queixa regular e cada vez mais intensa, o melhor conselho é ir ao médico. O mais provável é esperar pelo diagnóstico de doença de refluxo gastroesofágico.

O problema começa no esfíncter do esófago inferior, localizado na junção gastroesofágica. São diversas as causas da azia e a sua incidência tem vindo a aumentar: o fumo, a obesidade, o consumo excessivo de álcool e certos medicamentos aumentam o risco, para além de alguns alimentos que podem irritar ou ter um efeito relaxante sobre o esfinter do esófago.

Há, hoje, vários medicamentos que controlam a azia, mas antes que chegue ao ponto de não retorno, de ter refluxo, pode adotar hábitos de vida protetores que desempenham o papel da prevenção – a melhor resposta.

O médico gastroenterologista Rusha Modi detalha as causas da azia e quais são os tratamentos disponiveis no video educativo. Assista agora ao video animado disponibilizado pela TED-Ed com legendas em português nas opções do canto inferior direito.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.