Trancadas em casa – as crianças fintam a COVID-19 é o mais recente projeto do Instituto de Educação da Universidade do Minho para dar voz às crianças.
Enquanto aguardamos com grande expectativa sobre qual vai ser o nosso futuro próximo e o novo estilo de vida, investigadores da Universidade do Minho prepararam uma resposta interativa para que as crianças participem e sejam ouvidas.
Trancadas em casa é um projeto digital com a finalidade de acolher as vozes das crianças e divulgar as suas vivências e necessidades, o que pode ajudar a compreender o impacto da pandemia COVID-19 na infância. Mas, pretende também colaborar com as famílias e profissionais de educação na organização de estratégias que as respeitem na sua essência de sujeitos ativos de direitos e as ajudem nas suas aprendizagens e desenvolvimento.
Espreite o site e conheça todos os recursos, para ajudar as crianças a explorarem os diferentes espaços e como podem participar e contribuir.
Com este canal de comunicação, agora as crianças podem “trocar ideias, histórias, pensamentos ou risadas e aprender uns com os outros a ser mais corajosos, confiantes e generosos.” Enquanto estamos todos trancados em casa, podemos tornar os nossos dias menos solitários e mais engraçados.
Nós começamos por explorar o espaço “para me informar”. Depois seguimos para “A brincar aprendo a proteger-me” e escolhemos ir ver o que estava no “Apoio às famílias e à infância – coronavírus”.
Demos de caras com este vídeo bem educativo sobre “o primo da gripe”. Ora vejam. Vamos aprender todos juntos? Participem!