Om – o mantra fundamental para quem medita e pratica yoga

Para um praticante de yoga não existe um símbolo mais poderoso que a sílaba Om. Este monossílabo pertence há tradição da filosofia e da história do yoga e faz parte integrante do Hinduísmo. Também é a origem de todos os mantras. Todos os mantras começam e terminam com Om.

Om representa todo o mundo passado, presente e futuro. Om simboliza tudo aquilo que existe no mundo terreno e no mundo espiritual. Personifica o primeiro pensamento e o primeiro som através dos quais se criou todo o universo. Deve pronunciar-se AUM, prolongando a consoante M.

Segundo Maitrí Upanishad, um conjunto de textos sagrados, Om, significa os três estados de consciência: vigília, sono e sonho. É o mantra eterno, “os seus três sons, a, u e m, são os três primeiros estados de consciência, e estes três estados são os três sons”.

Para Mandukya Upanishad, outro conjunto de textos sagrados,“Om, esta palavra eterna é tudo, o que foi, o que é e o que será”.

A letra A representa Deus Shiva. Shiva é na religião Hindu, o princípio destruidor do Universo. É o terceiro elemento da trindade hindu. Simboliza a energia masculina. Corresponde ao estado de vigília.

A letra U representa Deus Vishnu. É o segundo elemento da trindade hindu. É o princípio conservador, o Deus que protege e conserva o Universo. É o estado de sonho.

A letra M, representa Brahma. O Deus criador do Universo. É o primeiro elemento da trindade Hindu. É o estado de sono profundo.

AUM representa o som primogénito, que dá início a todos os livros sagrados, mantras e orações.

A repetição do mantra Om, exerce uma influência enorme sobre a mente. Ao pronunciar esta palavra e tapando os ouvidos, consegue-se perceber a vibração a nível físico que provoca. Para o praticante, esta vibração reflete-se em todos as células do corpo, criando um estado de transcendência, de acordo com a prática de meditação que haja.

A imagem acima publicada representa o mantra Om. Este é o seu significado:

  • O ponto significa, gota ou ponto (Bindu). Representa a semente que dá origem ao todo e que no todo se dissolve.
  • A curva debaixo do ponto simboliza a Lua em quarto crescente. Esta lua brilha nos nossos pensamentos. É a rainha das formas de pensamento.
  • A linha em forma de S representa a tromba de Ganesha, o estado de ilusão.
  • A parte inferior do símbolo OM, a curva mais alargada, corresponde ao estado de vigília, ao despertar. Corresponde à consciência humana.
  • A parte superior do símbolo corresponde a uma comunhão com o Eu Superior, um estado de concentração (Dhyana) profunda.
Fonte de informação: “Meditacion y Mantras”, Suami Vishnu Devananda, Alianza Editorial 1980. “Diccionario de Hinduismo”, Enrique Gallud Jardiel, Alderabán Ediciones, 1999; créditos da imagem: https://www.thousandwonders.net/Wat+Mahathat+Ayutthaya

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.