Para um praticante de yoga não existe um símbolo mais poderoso que a sílaba Om. Este monossílabo pertence há tradição da filosofia e da história do yoga e faz parte integrante do Hinduísmo. Também é a origem de todos os mantras. Todos os mantras começam e terminam com Om.
Om representa todo o mundo passado, presente e futuro. Om simboliza tudo aquilo que existe no mundo terreno e no mundo espiritual. Personifica o primeiro pensamento e o primeiro som através dos quais se criou todo o universo. Deve pronunciar-se AUM, prolongando a consoante M.
Segundo Maitrí Upanishad, um conjunto de textos sagrados, Om, significa os três estados de consciência: vigília, sono e sonho. É o mantra eterno, “os seus três sons, a, u e m, são os três primeiros estados de consciência, e estes três estados são os três sons”.
Para Mandukya Upanishad, outro conjunto de textos sagrados,“Om, esta palavra eterna é tudo, o que foi, o que é e o que será”.
A letra A representa Deus Shiva. Shiva é na religião Hindu, o princípio destruidor do Universo. É o terceiro elemento da trindade hindu. Simboliza a energia masculina. Corresponde ao estado de vigília.
A letra U representa Deus Vishnu. É o segundo elemento da trindade hindu. É o princípio conservador, o Deus que protege e conserva o Universo. É o estado de sonho.
A letra M, representa Brahma. O Deus criador do Universo. É o primeiro elemento da trindade Hindu. É o estado de sono profundo.
AUM representa o som primogénito, que dá início a todos os livros sagrados, mantras e orações.
A repetição do mantra Om, exerce uma influência enorme sobre a mente. Ao pronunciar esta palavra e tapando os ouvidos, consegue-se perceber a vibração a nível físico que provoca. Para o praticante, esta vibração reflete-se em todos as células do corpo, criando um estado de transcendência, de acordo com a prática de meditação que haja.
A imagem acima publicada representa o mantra Om. Este é o seu significado:
- O ponto significa, gota ou ponto (Bindu). Representa a semente que dá origem ao todo e que no todo se dissolve.
- A curva debaixo do ponto simboliza a Lua em quarto crescente. Esta lua brilha nos nossos pensamentos. É a rainha das formas de pensamento.
- A linha em forma de S representa a tromba de Ganesha, o estado de ilusão.
- A parte inferior do símbolo OM, a curva mais alargada, corresponde ao estado de vigília, ao despertar. Corresponde à consciência humana.
- A parte superior do símbolo corresponde a uma comunhão com o Eu Superior, um estado de concentração (Dhyana) profunda.
[fonte]Fonte de informação: “Meditacion y Mantras”, Suami Vishnu Devananda, Alianza Editorial 1980. “Diccionario de Hinduismo”, Enrique Gallud Jardiel, Alderabán Ediciones, 1999; créditos da imagem: https://www.thousandwonders.net/Wat+Mahathat+Ayutthaya [/fonte]