Oito anos de publicações: divulgar com ciência

São oito anos de publicações para divulgar com ciência, informação e conhecimento sobre diversas áreas da prevenção do cancro.

O dia 4 de março é por natureza um dia de celebração e de congratulação para o Stop Cancer Portugal. Ao mesmo tempo é uma boa ocasião para pensar nos próximos doze meses e nos desafios que vamos aceitar.

Não é fácil criar e publicar regularmente informação sobre prevenção do cancro e promoção da saúde, sempre suportada pelos dados científicos disponíveis e mais recentes. Mas, tentamos todos os dias ajudar alguém a ganhar motivação para tomar uma atitude e criar novos hábitos de vida.

O Stop Cancer Portugal foi o primeiro projeto na Web, em português, a motivar os internautas a adotarem hábitos de vida saudável, o primeiro passo para a prevenção do cancro. Para orientar os leitores, o site apresenta uma estrutura de seis temas-chave: alimentação, oncologia, livros, prevenção, atividade física e crónicas.

Completam-se oito anos de trabalho. A pesquisa e criação de conteúdos são desenvolvidos diariamente, para cumprir a missão do Stop Cancer Portugal: alertar as pessoas para o cancro, de modo a contribuir na redução do aparecimento de novos casos e melhorar a qualidade de vida dos que são afectados por esta doença.
No último ano atingimos as 291 000 visualizações de página. Fomos três vezes mais visitados comparativamente com anos anteriores.

A prevenção do cancro é possível. Para isso, devem ser introduzidas alterações nos comportamentos e nos estilos de vida, baseadas em decisões e escolhas que potenciam a saúde.

Não se esqueça: cada um de nós, quando devidamente informado e orientado, pode começar a prevenir o cancro. E está a  contribuir para criar uma sociedade informada, responsável e saudável.

Saudámos todos os leitores e seguidores pelos oito anos de preferência e de partilha nas redes sociais do Stop Cancer Portugal.

Photo credits: Nikhita Singhal on Unsplash

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.