Alimentação Saudável

Os Organismos Geneticamente Modificados, vistos de uma outra perspetiva

Os Organismos Geneticamente Modificados, vistos de uma outra perspetiva

A evidência científica existente sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) tem provas de que são seguros na alimentação e trazem benefícios ambientais, tornando a agricultura mais sustentável. Então porque há uma discrepância entre o que a ciência diz sobre os OGM e o que as pessoas pensam?

Um ritmo saudável para o ano 2016

Um ritmo saudável para o ano 2016

O ano novo de 2016 merece ser inaugurado com um novo ritmo, um ritmo saudável. No campo da saúde e da prevenção, em 2016 terá bons resultados se nas suas decisões, introduzir novas rotinas. Basta uma ou duas, novas rotinas a que o seu corpo não esteja habituado, para observar resultados positivos. Ou está com coragem de aceitar todas as minhas propostas? Nesse caso a reviravolta será notável!

Embalagens há muitas! Reutilize-as, mas com segurança

Embalagens há muitas! Reutilize-as, mas com segurança

Tudo começou quando descobrimos duas necessidades: transportar e proteger os alimentos para aumentar a qualidade do consumo alimentar. A indústria alimentar não vive sem elas e atualmente, as embalagens são parte integrante do nosso dia-a-dia, desempenhando inúmeras funções. Além da proteção do produto em si, a embalagem permite a conservação, mantendo a qualidade e segurança,(…)

Calorias: pequenas peças de um puzzle gigante

Calorias: pequenas peças de um puzzle gigante

Quando se fala em alimentação saudável, sobretudo no contexto popular dos chamados regimes para se perder peso, geralmente a conversa não vai além do tema das calorias, limitando-se muitas vezes a: “tem mais calorias”, “tem menos calorias”, “é pouco calórico”, “é muito calórico”; mas, tão depressa é assim como, abruptamente, se salta para o campo(…)

O que ainda não sabe sobre o micro-ondas

O que ainda não sabe sobre o micro-ondas

Será que preparar ou aquecer alimentos no micro-ondas põe em perigo os seus nutrientes e isso pode ter consequências para a saúde? Usar o micro-ondas na preparação ou aquecimento dos alimentos é hoje uma tarefa banal. No entanto, continuam a existir dúvidas sobre a sua interação com os alimentos. O desenvolvimento da tecnologia de micro-ondas(…)

Fome emocional: reconhecer para evitar excessos

Fome emocional: reconhecer para evitar excessos

A dificuldade em identificar, reconhecer e descrever estados emocionais, um nível baixo de consciência acerca das variações internas do nosso corpo, a dificuldade em correlacionar sentimentos com sensações físicas, uma alimentação irregular, são fatores de risco que nos tornam mais suscetíveis a iniciar uma alimentação do estilo emocional. Por isso é preciso prestar atenção. A(…)

Dia Mundial da Saúde 2015: do campo ao prato

Dia Mundial da Saúde 2015: do campo ao prato

“Do campo ao prato, tornar os alimentos seguros” é o lema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde de 2015, dedicado ao tema da Segurança Alimentar. A segurança alimentar é caraterizada por um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos que visam determinadas características microbiológicas, físico-químicas e(…)

Tenho fome!

Tenho fome!

Ter fome é um processo fisiológico fundamental para a manutenção da vida. A fome é um sinalizador, que através de alguns neurotransmissores, promove a homeostase nutricional – o equilíbrio dinâmico e vital entre a oferta exógena e os gastos endógenos em calorias, proteínas, minerais, vitaminas, entre outros. Para o ser humano a alimentação adquire uma(…)