O que deve esperar de um centro de yoga

Porque decidiu começar a praticar yoga? O que procura num centro de yoga? O que deve esperar de uma aula de yoga e de um professor de yoga? Estas perguntas são frequentes. Vamos tentar esclarecer algumas questões.

A vontade de praticar yoga surge muitas vezes pela necessidade de melhorar a condição física ou ultrapassar determinados problemas emocionais.

Na verdade, a prática de yoga, permite ultrapassar diversos tipos de problemas, mas ajuda sobretudo a manter o corpo e a mente saudáveis, estimulados e em perfeita harmonia com aquilo que se é e se deseja para si mesmo.

Como procurar um centro de yoga?

Comecemos pela localização. Procure um centro perto do seu local de trabalho ou perto de casa. Geralmente quando se procura um local para praticar yoga, o mais aconselhável é escolher um local perto do trabalho.

Porquê? Porque os horários do trabalho são um pouco imprevisíveis e se o local que escolheu para praticar yoga, tiver vários horários, poderá optar ao longo do dia pelo horário que mais lhe convier. Por outro lado, sair do emprego e entrar em casa, serve muitas vezes como desculpa para não voltar a sair. A vida de casa parece sempre mais importante.

O local onde praticar yoga deve ser convidativo. Deve ter luz direta, ser arejado, limpo e acolhedor. Deve ter um vestiário feminino e outro masculino com casas de banho distintas também para ambos os sexos. Não é recomendável tomar banho após a prática de yoga. Por isso, se não encontrar chuveiros, pode considerar esse facto, completamente normal e até auspicioso. Significa que o local onde vai praticar yoga, respeita as leis elementares da prática do yoga.

Se realmente deseja obter benefícios com a prática do yoga, procure locais apenas dedicados à prática do mesmo. Existem vários espaços que oferecem outro tipo de atividades, contribuindo para um aumento do ruído. O ruído, a música, o constante movimento, são contrários à prática do yoga. O yoga necessita de um ambiente tranquilo, calmo e relaxante.

Procure um centro de yoga com professor certificado, que tenha o seu diploma exposto, para que não existam dúvidas. Então e o que pode esperar do seu professor de yoga?

O seu professor de yoga deve saber ouvi-lo, deve estar atento às suas limitações e dar-lhe confiança para as ultrapassar. Deve encaminhá-lo para que possa atingir os seus objetivos de forma confortável e consciente. É aconselhável manter um diálogo constante com o professor sobre dúvidas, objetivos, garantias, alterações a nível físico e psicológico. Também deve ter em conta ao escolher um professor de yoga, quais os seus objetivos e aquilo que procura do yoga. O yoga tem muitos métodos de prática e portanto deve procurar o que mais de adequa às suas necessidades. Procure sobretudo um professor com que tenha total empatia.

Fonte de informação: Manual do Curso de Professor de Yoga.; Créditos da imagem: http://www.oneworldretreats.com/

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.