Os cancros mais incidentes na infância

Os cancros mais incidentes na infância são o osteossarcoma, os tumores de Ewing, o hepatoblastoma, o retinoblastoma, o linfoma não-Hodgkin, a leucemia linfoblástica aguda e o rabdomiossarcoma.

A Fundação Rui Osório de Castro, em parceria com uma equipa de médicos oncologistas e pediatras do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, criou e lançou doze folhetos explicativos sobre os diversos tipos de cancro mais incidentes na infância. O objetivo deste projeto é colmatar a falta de informação científica das famílias de crianças com cancro.

Pode encontrar alguns dos folhetos informativos clicando no link para cada um: osteossarcoma, tumores de Ewing, hepatoblastoma, retinoblastoma, linfoma não-Hodgkin, leucemia linfoblástica agudarabdomiosarcoma.

Crédito das imagens:Fundação Rui Osório de Castro

Ana Catarina Mamede, natural de Peniche, é Doutorada em Biomedicina pela Universidade da Beira Interior. É membro da equipa de investigação da Unidade de Biofísica e do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Autora de vários artigos científicos, livros e apresentações. Os seus atuais interesses de investigação são no domínio da comunicação de ciência, particularmente na área da saúde. Fundadora e CEO da Research Trial (www.research-trial.com), uma agência de Comunicação de Ciência. Usa o novo acordo ortográfico. Ana Catarina Mamede, from Peniche, completed the PhD in Biomedicine at the University of Beira Interior. She is member of the research team of the Biophysics Unit and the Center of Investigation in Environment, Genetics and Oncobiology of the Faculty of Medicine of the University of Coimbra. Author of several scientific articles, books and presentations. Her current research interests are in the field of science communication, particularly in health. Founder and CEO of Research Trial (www.research-trial.com), a Science Communication agency.