Agrihood: o conceito de quinta urbana
“Agrihood“ quer dizer quinta urbana. É um conceito recente de organização residencial que defende um novo modelo de vida em comunidade. Pretende-se que as urbanizações e os bairros residenciais sejam projetados para que sejam rodeados por quintas agrícolas e não por parques e campos de golfe dispendiosos.
The Cannery é um dos melhores exemplos daquilo que é uma “Agrihood” e onde é possível ter uma quinta urbana. Criada em agosto de 2015 e situada na Califórnia, por lá vive-se um estilo de vida diferente do comum.
Este empreendimento residencial foi programado para ser uma comunidade com 572 casas e a sua gestão está a cargo do Center Land-Based Learning.Este grupo sem fins lucrativos tem por missão, inspirar e educar futuras gerações de agricultores, de líderes agrícolas e de administradores de recursos naturais, para valorizar as quintas comunitárias de agroecologia.
Numa “Agrihood”, promove-se o consumo de alimentos frescos e cultivados por nós. Aqui, todos podem acompanhar o processo de produção até à colheita dos alimentos. Para isso, basta inscrever-se e receber semanalmente uma caixa da produção da quinta, quer participem ou não no processo de cultivo. Também um dos objetivos destas “Agrihoods” é produzir para distribuir aos consumidores fora da comunidade, estabelecendo assim o foco no consumo de produtos orgânicos de toda a população. As “Agrihoods” tornam-se emergentes por serem cada vez mais procuradas pelas pessoas que sentem a necessidade de estabelecer a ligação dos alimentos e sua preparação com a sua origem.
Quinta urbana: alimentos à porta de casa
Não é lógico, consumirmos alimentos cheios de agrotóxicos, quando podemos fazê-lo de forma orgânica, livre de modificações genéticas e produtos prejudiciais à saúde. Nestes empreendimentos têm isso à porta de casa. Não gastam dinheiro em transportes e tem a certeza daquilo que estão a consumir.
Este tipo de comunidade, muda completamente a relação que os moradores têm com a terra, principalmente as crianças. Há já alguns estudos que comprovam que as crianças que cultivam os seus próprios legumes têm uma maior tendência para os consumir. Trata-se de mais do que o simples cultivo de legumes, mas sim uma mais valia que harmoniza a vida em sociedade.