O yoga transforma as emoções

O yoga transforma as emoções, diz Ana. Com 66 anos, frequenta aulas de yoga desde Maio de 2008. Veio para o yoga, porque se reformou e com o tempo que repentinamente ficou disponível, o seu filho mais novo sugeriu-lhe experimentar as aulas de yoga na Academia de Yoga do Porto Vidya. Ana conta-nos a sua experiência e os benefícios que retira com a prática do yoga.

Quando se começa a praticar yoga, passa-se a perceber que o yoga é multidisciplinar. A sua prática inclui técnicas de relaxamento, meditação, respiração e ainda a aprendizagem de posturas (asanas).

Ao longo dos 90 minutos vamos passando por todas estas experiências, sem perceber o quão profundamente somos tocados. É algo que se passa a nível físico e que se vai entranhando no mais íntimo do nosso ser e nos transforma e nos alicerça enquanto pessoas.

Neste caminho percebemos que aquilo que nos irritava, deixa de o fazer. Percebemos que os medos, afinal, não passam disso mesmo, abraçamos a coragem para os ultrapassar. Sabemos que a tristeza, a sensação de infelicidade são um momento. Um momento que inclui outros momentos, como os de partilha, companheirismo, amizade, amor. Estes momentos mesclados com um momento de tristeza e de infelicidade, ajudam a ultrapassar a tristeza e a dor e ficamos a saber que a vida seguirá em frente numa sucessão ininterrupta de momentos.

Pensei em ir, sobretudo para retirar a “ferrugem” do corpo. Tinha uma cifose muito acentuada, e digo, tinha, porque de facto já não tenho. Mas os benefícios do yoga, não ficam apenas por uma melhor postura, os seus benefícios notam-se também na nossa mente e nas nossas emoções. E por ter passado por uma vivência emocional muito dura, quero partilhar isso mesmo: vivi toda essa dor mas o yoga ajudou-me a superar e a ter força num momento decisivo e ser verdadeiramente eu, sobretudo ser aquilo em que o yoga me transformou e que aprendi a ser.

Há momentos difíceis como este: com o coração rasgado de dor lia vezes sem conta a mensagem que recebi no telemóvel. Uma tragédia imensa caiu sobre a nossa família, o nosso menino com 2 anos (o meu sobrinho neto), morrera num acidente em casa dos meus irmãos. Nunca, mas nunca, sentira uma dor tão intensa. Porque sou cristã e tenho fé, a morte tem um sentido profundo de eternidade e de proximidade com Deus. Consolava-me esta ideia. Mas controlar a dor física que me trespassava, procurar o caminho para “gerir e não me enredar na minha dor “, e ser capaz de focar-me nos outros que me rodeavam e tanto sofriam, esse caminho que me trouxe de volta, a mim mesma, foi: a respiração cadenciada, a mente serena e o pensamento assertivo. Esse caminho foi-me dado pelo yoga.

Créditos da imagem: Geetanjal Khanna 

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.