Benefícios da prática do yoga nas crianças

Parece haver alguns benefícios da prática do yoga nas crianças. O yoga, quanto praticado desde tenra idade, promove a autoestima, a consciência corporal, a performance física, sem nunca propor a competição. O yoga incrementa na criança sentimentos de partilha, cooperação e compaixão.

As crianças vivem hoje em dia, um mundo demasiado intenso, não só pela vida ocupada dos pais, mas também pela noção de competitividade, que começa nos primeiros anos de formação escolar, e na necessidade de manter várias atividades extra escolares, para melhorarem e incrementarem as suas capacidades intelectuais e cognitivas. Muitas vezes demasiado absorvidos por jogos de computador e pela necessidade de terem roupas e materiais escolares de marca. Também um enorme causador de stress nas crianças é a prática de desportos competitivos e a valorização que se faz, pela ocupação dos lugares de topo, na realização de provas. Não há a consciência como tudo isto produz stress à criança, a deprime e cria frustração e desilusão. O yoga consegue ajudar a controlar estas pressões e os estados de ansiedade e desanimo para enfrentar estas situações.

Quando a criança aprende técnicas de auto promoção do seu bem-estar, de realização interior, de autoconhecimento e de relaxamento, então ela consegue encarar a vida com mais facilidade e abertura de espírito.

Os benefícios físicos do yoga nas crianças, são iguais ao dos adultos. Promove a flexibilidade, a força, a coordenação, a consciência corporal e a capacidade de autocontrolo. Também podemos assistir a um aumento da capacidade de concentração, calma e relaxamento. A prática de yoga, inclui exercício físico, na forma de execução das asanas, mas também inclui atividades lúdicas, ajudando a que a criança se conecte mais intimamente com ela própria e com os outros.

Dependendo da faixa etária as aulas de yoga para crianças, integram música, o contar de histórias, jogos, e outras brincadeiras, de modo não só, a captar a atenção da criança, mas também para criar interação entre ela, as outras crianças e o professor. A ideia é criar um todo, que motive à participação física, emocional e intelectual.

O maior desafio que se coloca ao professor de yoga, é conseguir manter a criança atenta o tempo suficiente para que ela se aperceba dos benefícios do yoga. Como as posturas de yoga têm nome de animais, ou estão ligadas a elementos da natureza, é relativamente fácil que a criança queira imitar e participar em atividades que o façam identificar-se com estes elementos, quer através do som (imitando a “fala” dos animais), quer através da imitação, de animais e formas da natureza.

Quando a criança alonga como um cão, se equilibra como um flamingo, respira como um coelho e se mantém forte como uma árvore, está a fazer uma ligação entre o macrocosmo e o microcosmo, que é o seu corpo. A criança percebe a ligação entre o que o rodeia e aquilo que ele mesmo é, aprendendo desta forma a interdependência entre todos os elementos da natureza, sendo ele mesmo um desses elementos.

Referências: Manual do Curso de Professor de Yoga para Crianças, Ed. Vidya-Academia de yoga do Porto, 2016.; http://www.yogajournal.com/slideshow/6-yoga-poses-children/: Créditos da imagem:http://yoganaescola.blogspot.pt/

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.