Transportador de zinco ZnT2 para a produção de leite materno

transportador de zinco ZnT2
Transportador de zinco ZnT2

O transportador de zinco ZnT2 é fundamental para garantir a qualidade e quantidade do leite materno, de acordo com uma pesquisa recente acerca da produção de leite pela glândula mamária.

O transportador de zinco ZnT2 transporta zinco para as células epiteliais secretoras da glândula mamária e é fundamental para a quantidade de zinco presente durante a lactação. Este transportador, leva o zinco para a mitocôndria, mas também tem atividade nas células não lactantes e não secretoras da glândula mamária, o que demonstra a importância deste transportador na biologia normal da glândula mamária.

O estudo inicial feito em ratos, mostrou que na ausência do transportador ZnT2 os ratos desenvolviam defeitos na arquitectura e na função das células epiteliais secretoras da glândula mamária, incluindo alvéolos desorganizados. A falta do transportador de zinco reduziu o volume de leite e a quantidade de zinco presente, bem como o conteúdo em proteína, gordura e lactose comparado com o grupo em que o transportador estava presente.

Mais tarde, num estudo em humanos, Shannon L. Kelleher e os colegas comprovaram que o ZnT2 é fundamental para a secreção de zinco no leite materno e as mulheres que possuem mutação no gene que codifica para o ZnT2 têm substancialmente menor nível de zinco no leite provocando deficiência severa de zinco nos bebés exclusivamente amamentados. Crianças que não tenham níveis de zinco adequados têm risco imunológico aumentado e problemas no desenvolvimento.

Os autores assumem que serão necessários mais estudos para perceber como a variação genética do transportador afeta os níveis de zinco no leite e o funcionamento da glândula mamária. No entanto, estes achados foram importantes para identificar crianças em risco de deficiência em zinco muito antes de virem a tê-la, bem como na identificação das mulheres com maior dificuldade em amamentar.

Referências:Lee S., Hennigar S. R., Alam S., Nishida K., Kelleher S. L. Essential Role for Zinc Transporter 2 (ZnT2)-mediated Zinc Transport in Mammary Gland Development and Function during Lactation. The Journal of Biological Chemistry. May 22, 2015. 290, 13064-13078. Alam S., Hennigar S. R., Gallagher C., Soybel D., Kelleher Sh..Exome Sequencing of SLC30A2 Identifies Novel Loss- and Gain-of-Function Variants Associated with Breast Cell Dysfunction. Journal of Mammary Gland Biology and Neoplasia. December 2015, Volume 20, Issue 3, pp 159-172. http://www.futurity.org/zinc-breastfeeding-1076632/ [online, acedido a 12/05/2016].; Créditos das imagens:http://nutrition.psu.edu/kelleherlab/zinc-metabolism-and-breast-function; Electron_shell_030_Zinc  Greg Robson

Marisa Figueiredo, nutricionista licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Nutrição Clínica, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, iniciou atividade clínica em 2004. É doutoranda na Faculdade de Medicina de Lisboa no curso de Doenças Metabólicas e de Comportamento Alimentar. Desenvolve atividade docente desde 2007 e colabora frequentemente em ações de divulgação na promoção da saúde e prevenção das doenças crónicas. Dedica o seu trabalho à nutrição clínica, no adulto e na criança, com particular interesse pela alimentação e saúde infantil. Acredita que o seu trabalho deve assentar essencialmente na mudança de atitudes face a comportamentos que possam pôr em risco a saúde. A estratégia adoptada passa por fazer chegar a mensagem aos pais e seus educandos. A prevenção começa in útero. Colaboradora do Stop Cancer Portugal desde Janeiro de 2013. Por indicação do autor, os seus textos não obedecem ao novo acordo ortográfico.     Marisa Figueiredo is a nutritionist, graduated in Nutritional Sciences and has a Master degree in Clinical Nutrition of the Institute of Health Sciences Egas Moniz. Started her clinical activity in 2004. She is a PhD student in Metabolic Diseases and Feeding Behavior at the School of Medicine of Lisbon. Develops teaching activity since 2007 and collaborates frequently in actions and workshops for promoting health and preventing chronic diseases. His work is dedicated to clinical nutrition in adults and children, with particular interest in child´s health and nutrition. She believes that her work should be based on attitudes and behaviours’ changing and prevention begins in utero. Collaborates in Stop Cancer Portugal since January 2013.