A fisioterapia respiratória em pacientes ou ex-pacientes com cancro do pulmão tem como objetivo melhorar ou manter a sua condição física.
É um tratamento que deve iniciar-se na fase de internamento hospitalar e prolonga-se até o doente se encontrar em regime de ambulatório.
Os exercícios respiratórios ajudam a melhorar a ventilação e a expansão pulmonar e desta forma a promover o alívio da dispneia, a falta de ar.
Fazem parte desta terapia exercícios com os membros superiores e inferiores, em virtude de estes pacientes apresentarem encurtamento da musculatura dos braços. Realizam-se exercícios com as pernas para promover o aumento da tolerância ao exercício e a melhoria da capacidade respiratória.
A fisioterapia pode ser fundamental no tratamento de pacientes diagnosticados com cancro do pulmão, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
[fonte]Referências: Cesario A, Ferri L, Galetta D, Pasqua F, Bonassi S, Clini E, et al. Post-operative respiratory rehabilitation after lung resection for non-small cell lung cancer. LungCancer. 2007;57(2):175-80.; Ganz PA, Lee JJ, Siau J. Quality of life assessment: an independent prognostic variable for survival in lung cancer. Cancer. 1991;67(12):3131-5.
Créditos da imagem:http://www.fisioclinms.com.br/tratamentos/fisioterapia-respiratoria-adulto-e-infantil/2/[/fonte]