Posturas invertidas do yoga: benefícios e contraindicações

As posturas invertidas são consideradas posturas difíceis de praticar, no entanto são as que trazem mais vantagens ao praticante, depois de aprender a realizá-las.

A prática das posturas invertidas, permite melhorar a circulação sanguínea, o fortalecimento da estrutura muscular e esquelética e também a esfera emocional e psicológica, pois muitas vezes ajuda a ultrapassar medos e inseguranças criadas pela imaginação. B.K.S. Iyengar, mestre contemporâneo de um estilo de yoga denominado Iyengar Yoga, escreveu no seu livro “Light on Yoga”,  “a melhor maneira de superar o medo é encarar com equanimidade a situação da qual temos receio.”

No entanto, é mais importante uma prática segura e equilibrada da postura, que o tempo de permanência na mesma. Para aprender a prática correcta e segura das posturas invertidas, deve procurar um professor certificado.

A prática de Sirsasana deve ser realizada apenas quando se tem uma boa estrutura muscular, porque esta postura sendo sobretudo considerada uma postura de equilíbrio, exige um grande domínio sobre a capacidade de controlar a força muscular.

Se por um lado é preciso ter força muscular para se erguer e manter na postura, por outro lado é necessário saber utilizar a força, para manter o corpo erguido e não deixar que o peso recaía sobre a cabeça e antebraços.

Considera-se que se domina a prática desta postura, quando a força muscular é distribuída de modo a que a cabeça não pressione o chão, mas apenas se mantenha apoiada, para não sobrecarregar as vertebras cervicais.

Depois de praticar Sirsasana é importante estar durante algum tempo a relaxar na postura do embrião. Não deve levantar-se de imediato, porque poderá sentir tonturas e algum mau estar.

A prática das posturas invertidas deve acontecer sempre e só enquanto for confortável.

posturas-invertidas-yoga

Há algumas contraindicações da prática da postura Sirsasana. São elas:

  • alguma lesão nas costas
  • dor de cabeça
  • doenças do coração
  • tensão alta
  • menstruação
  • lesão no pescoço
  • pressão arterial baixa
  • gravidez: se tem experiência com essa postura, pode continuar a praticá-la sempre e quando se sentir confortável na postura. Se não tem experiência não pratique esta postura durante a gravidez.

Já os benefícios da prática de Sirsasana passam por:

  • acalmar o cérebro, por aliviar o stress e depressão leve
  • estimular as glândulas pineal e pituitária
  • fortalecer os braços, pernas e coluna vertebral
  • Fortalecer os pulmões
  • tonificar os músculos abdominais.
Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Créditos das imagens:: http://www.buenkarma.net/media/photo-gallery-1/;http://aboutyoga.in/

 

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.