Yoga: as posturas de flexão e extensão lateral

No yoga as posturas de flexão e extensão lateral devem ser praticadas de modo a manter os músculos do corpo todos ativos.

Quando o corpo se inclina para um dos lados, precisa de uma boa base de apoio. Essa base é dada através do apoio correto dos pés e com os dedos e calcanhares bem apoiados.

As pernas devem permanecer bem ativas durante a execução da postura, os joelhos esticados, para que a parte inferior do corpo funcione como uma estrutura sólida. A postura deve ser realizada de uma forma efetiva e ao mesmo tempo harmoniosa.

Quando se pratica as posturas de flexão, a atenção deve centrar-se também no alongamento da coluna. Este alongamento deve ser guiado pelo fluxo da respiração. O tronco deve permanecer esticado e ao baixar lateralmente, este estiramento tem de ser mantido. É por esta razão, que não pode ser considerado apenas uma flexão, mas também uma extensão, porque o tronco ao permanecer sempre esticado, permite o alargamento da coluna, dando a sensação de ser possível conseguir separar as vertebras entre si.

O alargamento da coluna permite igualmente a expansão da caixa torácica, não só pela extensão descrita, mas também pela tomada de consciência desse alargamento. Ao ter presente, na mente, a forma como a postura deve ser realizada, percebe-se o alargamento da caixa torácica, contribuindo deste modo para uma maior capacidade respiratória.

O alargamento da coluna aliado ao trabalho realizado pela respiração permite o fortalecimento dos músculos do tronco, os responsáveis pelo suporte e pelo manter da postura.

Ao executar a postura desta maneira, o corpo começa a definir uma correção postural, ajudando a eliminar assimetrias, ligadas à lateralidade do tronco, dos ombros, das omoplatas e ao alinhamento, por exemplo, da anca.

Se houver problemas de joelhos, ou nos pés, esta postura deve ser praticada com a ajuda de suportes, para minimizar esses problemas ou mesmo corrigi-los.

Os benefícios da prática das posturas de extensão e flexão lateral são:

  • Fortalecimento das pernas e costas
  • Estiramento da parte interna das coxas, isquiotibiais, barriga das pernas, coluna vertebral, ombros, peito e abertura das ancas
  • Ajuda a aliviar a dor nas costas
  • Dá energia, equilíbrio e concentração
  • Estimulação no funcionamento dos órgãos abdominais
  • Alivia o stress
  • Pode ajudar na ansiedade e na dor ciática

Há contraindicações para a prática das posturas de extensão e flexão lateral, tais como:

  • Diarreia
  • Dor de cabeça
  • Problemas de tensão
  • Problemas de coração
  • Problemas no pescoço
Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Fonte da imagem:https://darioyoga.wordpress.com

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.