No yoga as posturas de flexão e extensão lateral devem ser praticadas de modo a manter os músculos do corpo todos ativos.
Quando o corpo se inclina para um dos lados, precisa de uma boa base de apoio. Essa base é dada através do apoio correto dos pés e com os dedos e calcanhares bem apoiados.
As pernas devem permanecer bem ativas durante a execução da postura, os joelhos esticados, para que a parte inferior do corpo funcione como uma estrutura sólida. A postura deve ser realizada de uma forma efetiva e ao mesmo tempo harmoniosa.
Quando se pratica as posturas de flexão, a atenção deve centrar-se também no alongamento da coluna. Este alongamento deve ser guiado pelo fluxo da respiração. O tronco deve permanecer esticado e ao baixar lateralmente, este estiramento tem de ser mantido. É por esta razão, que não pode ser considerado apenas uma flexão, mas também uma extensão, porque o tronco ao permanecer sempre esticado, permite o alargamento da coluna, dando a sensação de ser possível conseguir separar as vertebras entre si.
O alargamento da coluna permite igualmente a expansão da caixa torácica, não só pela extensão descrita, mas também pela tomada de consciência desse alargamento. Ao ter presente, na mente, a forma como a postura deve ser realizada, percebe-se o alargamento da caixa torácica, contribuindo deste modo para uma maior capacidade respiratória.
O alargamento da coluna aliado ao trabalho realizado pela respiração permite o fortalecimento dos músculos do tronco, os responsáveis pelo suporte e pelo manter da postura.
Ao executar a postura desta maneira, o corpo começa a definir uma correção postural, ajudando a eliminar assimetrias, ligadas à lateralidade do tronco, dos ombros, das omoplatas e ao alinhamento, por exemplo, da anca.
Se houver problemas de joelhos, ou nos pés, esta postura deve ser praticada com a ajuda de suportes, para minimizar esses problemas ou mesmo corrigi-los.
Os benefícios da prática das posturas de extensão e flexão lateral são:
- Fortalecimento das pernas e costas
- Estiramento da parte interna das coxas, isquiotibiais, barriga das pernas, coluna vertebral, ombros, peito e abertura das ancas
- Ajuda a aliviar a dor nas costas
- Dá energia, equilíbrio e concentração
- Estimulação no funcionamento dos órgãos abdominais
- Alivia o stress
- Pode ajudar na ansiedade e na dor ciática
Há contraindicações para a prática das posturas de extensão e flexão lateral, tais como:
- Diarreia
- Dor de cabeça
- Problemas de tensão
- Problemas de coração
- Problemas no pescoço
[fonte]Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Fonte da imagem:https://darioyoga.wordpress.com [/fonte]