Dandasana é uma postura sentada que permite corrigir assimetrias do corpo. O professor de yoga pode através desta postura perceber o alinhamento dos ombros, o apoio dos glúteos no chão e o alinhamento da anca, pernas, joelhos e pés.
Dandasana é uma postura simples na sua execução. Permite o fortalecimento dos músculos da zona lombar, abdómen e também dos músculos da pélvis. O fortalecimento destes músculos melhora, de uma forma geral, a postura física de uma pessoa, e permite a construção de uma base sólida para o alinhamento saudável da coluna e respetivos músculos. Por sua vez, esta base sólida contribui também para o alinhamento de todas as bandas musculares envolvidas na construção da postura e na sua manutenção.
Verifica-se também o alargamento do peito e da zona dorsal, não apenas pelo estiramento de toda a coluna, mas porque nesta posição a caixa torácica tende a incrementar o volume de ar ingerido.
Melhorar a postura significa que, se pode evitar o excesso de estiramento ou de sobrecarga de qualquer grupo muscular e contribuir para a estabilidade e conforto da coluna e do corpo em geral e nas mais diversas atividades diárias.
Sabemos que os hábitos posturais incorretos, podem levar a sérios problemas nas costas, incluindo cifoses, lordoses, escolioses, tensão muscular e mesmo hérnia discal.
Antes da prática desta postura, devem ser praticadas posturas prévias de aquecimento, de flexibilização e de fortalecimento dos conjuntos musculares que são trabalhados quando se realiza esta asana (postura).
Resumindo, como benefícios destacam-se:
- Fortelecimento dos músculos das costas e da região abdominal;
- Alongamento dos ombros e do peito;
- Melhoria da postura física em geral;
- Incrementação da capacidade respiratória.
Há contraindicações e precauções, tais como:
- lesão nos pulsos;
- lesão na zona lombar;
- debilidade muscular nas costas.
Para um aluno principiante no yoga existem variantes desta postura, permitindo a execução e compreensão dos benefícios da sua prática. Para mais esclarecimentos de como praticar yoga de uma forma correta procure um professor certificado.
[fonte]Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Crédito da imagem: www.BANDHAYOGA.com[/fonte]