Yoga: benefícios e contraindicações das posturas sentadas

No yoga, as posturas sentadas dividem-se em dois grandes grupos: as posturas de flexão à frente e as torções. Estas posturas têm benefícios mas também contraindicações.

As posturas de flexão à frente são benéficas, sobretudo para corrigir problemas de lordose e cifose acentuada.

Devem ser executadas fletindo à frente pela virilha e não pela zona pélvica, ou pela zona lombar. A flexão deve começar sempre nas virilhas, alargando sempre a coluna, procurando levar o abdómen em contacto com as coxas. Se o abdómen tocar as coxas então poderá colocar o peito em contacto com as coxas e por último baixar a cabeça, mantendo o estiramento da cervical.

O estiramento da coluna é fundamental, para garantir que a postura é feita com os músculos das costas e não com as vertebras, sob pena de se provocar micro fraturas.

Os seus benefícios passam por:

  • acalmar a mente, aliviar o stress e a depressão ligeira
  • estirar a coluna, os ombros e os músculos isquiotibiais
  • estimular o fígado, rins, ovários e útero
  • promover a boa digestão
  • ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e o desconforto menstrual
  • Fortalecer os músculos da região abdominal, contribuindo para reduzir a adiposidade nessa região

As posturas de flexão à frente devem ser evitadas quando existem problemas de asma, porque a flexão pode inibir a capacidade de respirar de uma forma completa, utilizando corretamente o músculo diafragma. Também devem ser evitadas quando existe diarreia ou episódios de diarreia, devido à compressão dos músculos abdominais.

As torções sentadas são posturas de correção de assimetrias posturais e de correção de problemas de coluna. Permitem igualmente uma excelente flexibilidade da coluna. São recomendadas sobretudo nas cifoses e escolioses.

As torções permitem a estimulação dos nervos e canais nervosos que saem da coluna e se dirigem a todo o corpo. Os impulsos nervosos aumentam o que permite a revitalização e bem-estar de todo o tronco.

O mais importante é alongar a coluna, do cóccix até ao topo da cabeça, procurando sentir os ísquios colocados de igual forma no chão.

Alguns dos seus benefícios são:

  • a estimulação do fígado e rins
  • flexibilizar a coluna
  • estimular a digestão
  • aliviar dores nas costas, desconforto menstrual, fadiga e dor do nervo ciático

O cuidado com a cervical é outro ponto importante. O praticante de yoga não deve virar totalmente o pescoço, para não comprimir em demasiado as vértebras cervicais. A respiração também deve ser levada em consideração. A torção deve ser feita durante a expiração, para que a capacidade de rotação não seja inibida pela presença de ar na caixa torácica.

As posturas de flexão, rotação ou torção da coluna devem ser praticadas com cuidado se houver problema de coluna.

Procure sempre o apoio de um professor devidamente certificado para o ajudar.

Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Créditos da imagem: http://ihanayoga.com.au/media/photos/paschimottanasana-great-western-pose-seated-forward-fold-2/

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissional de professora de yoga em Vidya-Academia de Yoga do Porto (Desde 2001). Dirigiu e ministrou cursos de Formação: "Curso de Professores de Yoga" (desde 2010 a 2016) e "Curso de Monitor de Yoga para técnico de SPA" (2013). Os seus atuais interesses de investigação, relacionam-se com as doenças autoimunes e cancro, e no contributo que a prática de yoga oferece para melhorar a condição física, mental e psicológica do praticante. Curso de especialização ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Alexandra Pereira, yoga teacher through the AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Spain 2000. Specialization course ("Yoga for Cancer Survivors" 2013). Licenciate in Philosophy (FLUP 1988). Master Philosophy: “The Philosophy of Yoga: From Practice to a Philosophy of Life” (FLUP 2019) Professional activity: yoga teacher at Vidya-Academia de Yoga do Porto (since 2001). Direted and teached training Courses: "Yoga Teacher Course" (from 2010 to 2016) and "Yoga Monitor Course for SPA Technician" (2013). My current research, is relate to autoimmune diseases and cancer, and the contribution that the practice of yoga offers to improve physical, mental and psychological well-being in student.