Parto por cesariana: risco para obesidade infantil

Actualmente, perto de um terço dos nascimentos ocorrem por cesariana e, segundo o Centers for Disease Control and Prevention, este número continua a aumentar.

Em estudos anteriores, o parto por cesariana foi relacionado com aumento de risco para asma e rinite alérgica na criança. Qual a relação entre parto por cesariana e obesidade do bebé? Um estudo coorte com duração de 3 anos, responde.

Foram recrutadas 1255 mulheres, antes das 22 semanas de gestação, e seguidas ao longo da gravidez. Os seus filhos foram seguidos e avaliados ao nascimento, aos 6 meses e ao fim dos 3 anos de idade. Foi medido o peso, a altura e a composição corporal através da medição das pregas cutâneas.

Mães que tiveram parto por cesariana por comparação com parto natural (vaginal), tendem a ser mais pesadas, o peso do recém-nascido para a idade gestacional tende a ser maior e o período de amamentação tende a ser menor.

Independentemente do peso ao nascer do bebé e depois de eliminar factores de confundimento como por exemplo o peso materno, ao fim dos 3 anos de idade 16 % das crianças nascidas por cesariana eram obesas, comparativamente com 7,5 % das crianças nascidas em parto vaginal.

Os autores do estudo propõem como uma das causas possíveis, a composição da flora intestinal do bebé adquirida a partir dos dois tipos de parto.

Investigações anteriores mostram que crianças nascidas a partir de parto por cesariana têm um maior número de bactérias intestinais Firmicutes e menor número de bactérias Bacteroides. As bactérias intestinais Firmicutes foram encontradas em estudos anteriores, em maior número em pessoas obesas.

Segundo os mesmos autores, é possível que o tipo de bactérias intestinais possam intensificar o desenvolvimento de obesidade, pelo facto de aumentarem a absorção intestinal, por estimularem o impulso celular na resistência à insulina, inflamação e deposição de gordura.

Referências: Huh Y. S., Rifas-Shiman S., Zera C. A., et al.. Delivery by caesarean section and risk of obesity in preschool age children: a prospective cohort study. Arch Dis Child 2012; 97:610-616; Caesarean section delivery may double risk of childhood obesity. BMJ Group [Online] [Citação: 10 de Julho de 2014] http://group.bmj.com/group/media/latest-news/caesarean-section-delivery-may-double-risk-of-childhood-obesity.
Fonte da imagem:Tim Bish on Unsplash

Marisa Figueiredo, nutricionista licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Nutrição Clínica, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, iniciou atividade clínica em 2004. É doutoranda na Faculdade de Medicina de Lisboa no curso de Doenças Metabólicas e de Comportamento Alimentar. Desenvolve atividade docente desde 2007 e colabora frequentemente em ações de divulgação na promoção da saúde e prevenção das doenças crónicas. Dedica o seu trabalho à nutrição clínica, no adulto e na criança, com particular interesse pela alimentação e saúde infantil. Acredita que o seu trabalho deve assentar essencialmente na mudança de atitudes face a comportamentos que possam pôr em risco a saúde. A estratégia adoptada passa por fazer chegar a mensagem aos pais e seus educandos. A prevenção começa in útero. Colaboradora do Stop Cancer Portugal desde Janeiro de 2013. Por indicação do autor, os seus textos não obedecem ao novo acordo ortográfico.     Marisa Figueiredo is a nutritionist, graduated in Nutritional Sciences and has a Master degree in Clinical Nutrition of the Institute of Health Sciences Egas Moniz. Started her clinical activity in 2004. She is a PhD student in Metabolic Diseases and Feeding Behavior at the School of Medicine of Lisbon. Develops teaching activity since 2007 and collaborates frequently in actions and workshops for promoting health and preventing chronic diseases. His work is dedicated to clinical nutrition in adults and children, with particular interest in child´s health and nutrition. She believes that her work should be based on attitudes and behaviours’ changing and prevention begins in utero. Collaborates in Stop Cancer Portugal since January 2013.