Rich Lady e Diamond Princess são duas variedades de pêssegos, entre centenas de variedades existentes pelo mundo fora. Em Portugal, em especial, a região da Beira Interior as condições climatéricas são particularmente favoráveis para a produção destas duas variedades.
O pêssego da Cova da Beira tem Indicação Geográfica Protegida (IPG), o seu peso médio ronda os 150 gramas por unidade. Através de cálculos nutricionais, verifica-se que um pêssego apresenta cerca de 59 calorias e com uma apreciável quantidade de fibra, 2 gramas, distribuída com equilíbrio entre fibra insolúvel e solúvel. Entre a fibra solúvel está a pectina que estimula e acelera o trânsito intestinal e dá uma preciosa ajuda na redução do LDL do colesterol.
No que respeita a vitaminas e minerais, realçam-se a vitamina C, a vitamina A, a vitamina B3 e o potássio. Todos estes nutrientes são imprescindíveis e contribuem para que nada falte às células do corpo, na manutenção da saúde.
Os pêssegos contêm uma mistura de fitoquímicos que incluem ácidos fenólicos, flavonóides, antocianidinas, procianidinas e carotenóides. Há um estudo realizado com pêssegos da variedade Rich Lady, que identificou o seu potencial anticancerígeno pela inibição da proliferação da linha celular MDA-MB-435 estrogénio independente do carcinoma da mama. Segundo este estudo, o efeito protetor parece ser da responsabilidade do ácido clorogénico.
Os Rich Lady revelaram-se ainda como sendo pêssegos manifestamente suculentos e doces.
Conhecer melhor as diferentes variedades do pêssego, com mais e melhor informação, e, claro está, prová-las, permite que se tome melhores decisões, que se repercutem em comer melhor, com mais sabor e qualidade. Exija saber mais sobre os alimentos que compra.
Referências:Noratto G, Porter W, Byrne D, Cisneros-Zevallos L. Identifying peach and plum polyphenols with chemopreventive potential against estrogen-independent breast cancer cells. J Agric Food Chem. 2009 Jun 24;57(12):5219-26.; http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/183/1/Artigo%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20e%20Qualidade%20NPP%202006(final).pdf
Este texto foi publicado pela primeira vez no Stop Cancer Portugal em julho de 2010.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N.
Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar.
Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.
Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro.
Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003).
Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável.
Usa o novo acordo ortográfico.
Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC.
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools.
Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer.
Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication.
Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.