Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Tatuagens escondem cancro da pele

Tatuagem Maori num retrato de Tukukino,obra de Gottfried Lindauer.
Tatuagem Maori num retrato de Tukukino, obra de Gottfried Lindauer

As modificações da pele fazem parte da nossa história enquanto espécie. Vários povos ancestrais pintaram, tatuaram e moldaram partes do corpo. Em algumas culturas ainda se efetuam essas modificações. As tatuagens adquiriram diferentes valores ao longo do tempo, desde associadas a rituais religiosos, passando por meio de identificação dos prisioneiros dos campos de concentração até ser uma forma de arte. A tatuagem é um desenho, uma coloração definitiva (em alguns casos é possível reverter) da pele, que resulta da introdução de pigmentos no tecido subcutâneo através de agulhas. São estes pigmentos que podem esconder o cancro da pele.

O primeiro sinal de alerta de um cancro da pele é a alteração da coloração ou textura da pele ou a alteração da coloração, textura, formato dos bordos ou tamanho de um sinal. Ao modificarmos a coloração normal da pele por uma outra, estamos a aumentar a possibilidade de alguma alteração passar despercebida. Essa possibilidade agrava-se se o pigmento escolhido for muito escuro. Para além disso, uma equipa médica alemã detetou um caso em que o melanoma se desenvolveu num sinal durante a fase de remoção da tatuagem via laser.

Se tem ou conhece alguém que tem ou está a pensar fazer tatuagens, compartilhe as recomendações deixadas pela equipa alemã:

1 – Não faça tatuagens sobre sinais, marcas de nascença ou locais onde já há uma alteração da cor da pele. Se realmente o fizer, não escolha pigmentos escuros.

2 – Se fizer ou já tiver uma tatuagem sobre alguns desses locais, não a remova por via laser sem primeiro confirmar de que está tudo bem. Consulte um especialista para observar o local e efetuar biopsia, se assim o entender. O laser irá descolorar a pele e pode tornar invisível o desenvolvimento do cancro da pele.

3 – Se tiver esses sinais ou marcas debaixo da tatuagem deverá ter uma vigilância mais apertada, pelo que recomendam uma visita semestral ao dermatologista.

[fonte]Fontes: http://www.webmd.com/melanoma-skin-cancer/news/20130731/tattoos-can-hide-malignant-melanomas-experts-say;  Laura Pohl; Kathrine Kaiser; Christian Raulin. Pitfalls and Recommendations in Cases of Laser Removal of Decorative Tattoos With Pigmented Lesions, Case Report and Review of the Literature. JAMA Dermatol. 2013;149(9):1087-1089. doi:10.1001/jamadermatol.2013.4901. [/fonte]

A prática de exercício físico após diagnóstico de cancro é fundamental na gestão dos sintomas provocados pelos tratamentos. Saiba mais.
“E se o cancro voltar? E se piorar?” Neste texto exploramos alguns contributos da investigação sobre o medo da recidiva.
Como funciona a quimioterapia? Veja um pequeno vídeo educativo com a explicação do médico oncologista Hyunsoo Joshua para o canal TED-Ed.
Qual o impacto do animal de estimação na vivência do cancro? Neste texto expomos alguns benefícios e desafios.