As modificações da pele fazem parte da nossa história enquanto espécie. Vários povos ancestrais pintaram, tatuaram e moldaram partes do corpo. Em algumas culturas ainda se efetuam essas modificações. As tatuagens adquiriram diferentes valores ao longo do tempo, desde associadas a rituais religiosos, passando por meio de identificação dos prisioneiros dos campos de concentração até ser uma forma de arte. A tatuagem é um desenho, uma coloração definitiva (em alguns casos é possível reverter) da pele, que resulta da introdução de pigmentos no tecido subcutâneo através de agulhas. São estes pigmentos que podem esconder o cancro da pele.
O primeiro sinal de alerta de um cancro da pele é a alteração da coloração ou textura da pele ou a alteração da coloração, textura, formato dos bordos ou tamanho de um sinal. Ao modificarmos a coloração normal da pele por uma outra, estamos a aumentar a possibilidade de alguma alteração passar despercebida. Essa possibilidade agrava-se se o pigmento escolhido for muito escuro. Para além disso, uma equipa médica alemã detetou um caso em que o melanoma se desenvolveu num sinal durante a fase de remoção da tatuagem via laser.
Se tem ou conhece alguém que tem ou está a pensar fazer tatuagens, compartilhe as recomendações deixadas pela equipa alemã:
1 – Não faça tatuagens sobre sinais, marcas de nascença ou locais onde já há uma alteração da cor da pele. Se realmente o fizer, não escolha pigmentos escuros.
2 – Se fizer ou já tiver uma tatuagem sobre alguns desses locais, não a remova por via laser sem primeiro confirmar de que está tudo bem. Consulte um especialista para observar o local e efetuar biopsia, se assim o entender. O laser irá descolorar a pele e pode tornar invisível o desenvolvimento do cancro da pele.
3 – Se tiver esses sinais ou marcas debaixo da tatuagem deverá ter uma vigilância mais apertada, pelo que recomendam uma visita semestral ao dermatologista.
[fonte]Fontes: http://www.webmd.com/melanoma-skin-cancer/news/20130731/tattoos-can-hide-malignant-melanomas-experts-say; Laura Pohl; Kathrine Kaiser; Christian Raulin. Pitfalls and Recommendations in Cases of Laser Removal of Decorative Tattoos With Pigmented Lesions, Case Report and Review of the Literature. JAMA Dermatol. 2013;149(9):1087-1089. doi:10.1001/jamadermatol.2013.4901. [/fonte]