Seja curioso, modificação de cor, dimensão ou ulceração de uma verruga ou sinal

abcd_melanoma_artigoA pele é um órgão de grande dimensão que tem como principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, a regulação da temperatura corporal e a reserva de nutrientes.

Sobre a pele existem frequentemente sinais ou nevos, que são manchas pigmentadas, habitualmente de cor castanha. Alguns estão presentes desde o nascimento, outros, a maioria surge ao longo da vida.

O número de sinais que cada individuo possui depende de vários fatores, nomeadamente a hereditariedade, exposição ao sol e gravidez.

A evolução dos sinais é geralmente benigna, no entanto, existe um cancro de pele muito agressivo que é resultante de alterações verificadas em alguns sinais, podendo surgir em qualquer pessoa independentemente da idade ou sexo.

Um dos primeiros sinais do melanoma manifesta-se com muita frequência por uma alteração no tamanho, forma, cor ou textura de um sinal existente.

Grande parte dos melanomas apresenta uma zona preta ou preta-azulada, podendo também surgir como um novo sinal.

Com o objetivo de facilitar a vigilância dos primeiros sinais de manifestação dos melanomas podemos pensar nas siglas “ABCD”. Assim:

A – Assimetria – Uma parte ou metade do sinal ou verruga é diferente da outra;

B – Bordos – Os bordos ou extremidades apresentam-se de forma irregular;

C – Cor – O sinal apresenta alteração na sua coloração, tem várias tonalidades como o preto, castanho, rosa, cinzento;

D – Diâmetro – Verifica-se uma alteração do tamanho. O melanoma apresenta muitas vezes um diâmetro superior a 6 mm.

Através da vigilância destas manifestações torna-se mais fácil a deteção precoce.

Mas, é tão importante saber suspeitar da presença de um tumor da pele como saber prevenir. Uma vez que grande parte destes tumores surgem devido à exposição solar ao longo da vida, o uso de protetor solar torna-se fundamental. Mesmo com protetor solar, a exposição ao sol deve ser gradual e evitada nas horas de maior calor, entre as 11h e as 16h.

Fontes de Informação: Otto, Shirley. (2000). Enfermagem em Oncologia. Lusociência.;Phipps; Long; Woods & Cassmeyer. (2009). Enfermagem Médico-cirurgica. Conceitos e prática clínica. Lusodidacta. 8ª edição.

Ana Paula Figueiredo, natural da Trofa é Licenciada em Enfermagem e Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Mestre em Educação, área de especialização em Educação para a Saúde pela Universidade do Minho. Actualmente exerce a sua actividade profissional na área da oncologia, no Porto. É Coordenadora do workgroup de Educação para a Saúde da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa. Co-autora do projecto “Com um conto acrescento um ponto à minha saúde” e do Concurso “Com uma história conquisto uma vitória” é também autora de vários artigos científicos na área da oncologia e de histórias infantis na área da educação para a saúde. Colaboradora do Stop Cancer Portugal. Ana Paula Figueiredo, born in Trofa, holds a Bachelor of Science in Nursing with a specialization in Mental Health and Psychiatry awarded by the Porto School of Nursing. Master in Education, specialty subject of Health Education awarded by the University of Minho. Currently undertakes professional practice in the area of Oncology in Porto. Coordinates the Health Education workgroup of the Portuguese Oncologic Nursing Association. Coauthor of the project “With a tale I’ll add a dot to my health” and the competition “With a story I’ll conquer a victory”, she has also authored several scientific articles on the subject of oncology as well as children’s stories on the subject of health education. Collaborates in the project Stop Cancer Portugal.