Nêsperas no sul, magnórios no norte

nêsperas ou magnóriosOs portugueses decidiram dar nomes diferentes ao fruto Eriobotrya japonica: nêsperas no sul, magnórios no norte. O importante é que, quer esteja no Minho ou no Algarve, aproveite e usufrua dos benefícios deste fruto, durante a primavera e até ao início do verão.

O consumo diário de fruta é de extrema importância para que a alimentação possa exercer a sua função de promotora da saúde, para além do seu valor nutritivo básico.

Comer fruta não é só comer banana, maçã e laranja, como frequentemente acontece.

Não pode haver displicência quando é extensa a variedade de fruta que a natureza oferece e de um modo irrepreensivelmente organizado e cíclico. Seguindo a colheita natural da fruta, não há porque ficar aborrecido nem restringir o paladar a apenas três ou quatro sabores todos os dias, todas as semanas, ad eternum

A receita para comer fruta de forma saudável é simples: deve acrescentar-se variedade num contexto de equilíbrio.

O que podem nêsperas ou magnórios acrescentar?

Opte por 4 unidades, procurando as nêsperas que apresentem um peso médio de 50 gramas. Depois de retirada a casca e os caroços receberá uma boa quantidade de vitamina A (2139 IU), de potássio e manganésio, bem como de fibras (2,38 g), das quais sobressaem as fibras insolúveis. Estão ainda presentes quantidades moderadas de outros micronutrientes como a vitamina B6 ou a epicatequina, uma substância fitoquímica já abordada neste espaço.

A vitamina B6 ou piridoxina tem algumas funções importantes no desenvolvimento dos mecanismos celulares que envolvem a excitabilidade neuronal, na redução dos níveis de homocisteína no sangue ou, ainda, na prevenção da anemia megaloblástica.

Nos últimos 30 anos, a investigação clínica intensificou a pesquisa para compreender as supostas ligações entre vitamina B6 e cancro. Recentemente a revista World Journal of Gastroenterology enfatiza o papel da vitamina B6 que está ligada a mais de 100 reações e pode contribuir para reduzir o risco do cancro colo-retal por diferentes vias: através do metabolismo de síntese e metilação do DNA, na redução da inflamação, da proliferação celular e também do stress oxidativo.

As nêsperas ou magnórios têm o seu valor, por isso procure-os no tempo certo e não coma sempre o mesmo!

Referências: GALLUZZI, L., et al. Effects of vitamin B6 metabolism on oncogenesis, tumor progression and therapeutic responses. Oncogene, 2013.; ZHANG, Xue-Hong, et al. Vitamin B6 and colorectal cancer: Current evidence and future directions. World Journal of Gastroenterology: WJG, 2013, 19.7: 1005.; USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 25.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.