Cebola: a Senhora dos Anéis

cebolaQuando o corte é delicado e rigoroso surgem múltiplos anéis concêntricos e translúcidos que libertam compostos de enxofre capazes de pôr qualquer um de nós a chorar e com os olhos a arder.

A cebola é a senhora dos anéis e os poderes que eles encerram não são míticos, sendo bem diferentes dos anéis da história contada por Tolkien.

Particularmente rica em vitamina C, fornece ainda pequenas quantidades de outros micronutrientes: vitamina B6, ácido fólico, manganésio e fibra dietética. Mas, é a composição abundante em substâncias fitoquímicas que a torna, em termos nutricionais, muito interessante.

A cebola possui pelo menos 3 classes ou grupos de fitoquímicos identificados e com efeitos benéficos comprovados na prevenção de doenças, quando consumida frequentemente.

Em primeiro lugar temos o grupo dos flavonóides, dos quais se destacam a quercetina e o kaempferol; nas variedades de cebola vermelha, encontram-se também presentes as antocianidinas. Estes compostos estão reconhecidos cientificamente como estando envolvidos na função da imunidade, na expressão de genes, na função hepática, na atividade enzimática, na agregação plaquetária e no metabolismo do colesterol. Os efeitos esperados têm como objetivo a redução do risco das doenças coronária e vascular, neuro degenerativa e alguns tipos de cancro: colo-retal, estômago e esófago.

Em segundo lugar temos o grupo dos frutanos ou fruto-oligossacarídeos (FOS). Têm um papel fundamental na saúde do colon, através da prevenção da obstipação, na redução de metabolitos tóxicos, de enzimas e bactérias prejudiciais ao bom funcionamento dos intestinos. Têm uma ação protetora a nível hepático e na redução da pressão arterial e do colesterol sérico.

O terceiro grupo é constituído pelos tiosulfinatos e cepenos, compostos organosulfurados que se formam quando a cebola é cortada e se rompem as paredes das camadas concêntricas. Estas substâncias conseguem inibir a agregação plaquetária, reduzindo os processos envolvidos na trombose.

Estes são os poderes da senhora dos anéis e todos eles podem ser seus! Para isso, basta escolher 10 anéis (cerca de 60 gramas de cebola) e colocá-los diariamente ao seu serviço. A cebola está em todas as receitas, a escolha é sua.

Referências: Gibson  G  1998.  Dietary  modulation  of  the  human  gut  microflora  using prebiotics. British Journal of Nutrition 80(2): S209-S212; Griffiths G, Trueman L, Crowther T, Thomas B, Smith B. Onions–a global benefit to health. Phytother Res. 2002 Nov;16(7):603-15

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.