2012: O Ano da Anona
Passou por ela e não reparou? É possível, a anona é relativamente discreta.
Quem nunca provou uma anona, uma delícia tropical, à primeira vista não dá nada por ela. Não liberta cheiro que acione as papilas gustativas, como acontece com outros frutos, nem o seu visual exterior é o mais atrativo. Tem um tom verde-claro que vai escurecendo com o processo de amadurecimento e o seu formato arredondado irregular exibe um aspeto escamoso.
Quando cortada, a polpa é branca e divide-se em pequenos gomos poliédricos: cada gomo encerra uma semente grande e escura. Enfim, no global, o aspeto geral da anona não é encorajador para comprar, provar e gostar. Mas a curiosidade humana e o desejo de aventura, de procurar novas experiências pode revelar sabores novos e únicos, como é o caso, elevando a anona para o lugar de favorita.
Existem pelo menos 62 variedades de anona. Talvez seja por isso que, e só no mundo lusófono, esta fruta tenha diferentes denominações: coração negro (denominação dada no Arquipélago dos Açores e da Madeira), fruta-do-conde, fruta-pinha ou graviola, tudo vai dar à mesma fruta, a anona.
Aperte o cinto, vamos agora iniciar uma viagem ao mundo dos nutrientes da anona.
É uma fruta onde predominam as vitaminas C e B6, alguns minerais (potássio, cobre e magnésio), que se acompanham por uma excelente dose de fibra dietética (2,3 gramas por cada 100 gramas de polpa de anona) onde sobressaem as fibras insolúveis em detrimento das solúveis.
Dois estudos recentes revelam a presença de duas classes de fitoquímicos na anona: a classe dos flavonóides, representada pela epicatequina, a quercetina e a kaempferol, e a classe das acetogeninas, em altas concentrações, uma classe que parece possuir efeitos anti-inflamatórios e anti-tumorais.
Há muitos estudos científicos a relacionar um menor risco de aparecimento de alguns tipos de cancro com a ingestão diária de frutas e legumes com estas características. Através do seu consumo, há uma concentração abundante de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, o conjunto identificado com a capacidade anti-neoplásica. Um estudo publicado na revista Nutrition and Cancer, em Junho de 2011, registou um efeito protetor da anona, por inibição do crescimento tumoral da linha celular MDA-MB-468, no carcinoma da mama.
Ouve-se falar de previsões, já com séculos de existência, em que o ano 2012 estará ligado a acontecimentos invulgares. De facto, agora que ele está aí e que parece prometer ser tão diferente, fica a proposta: teste a anona, provavelmente ela também invulgar, mas mais uma fruta para que a sua alimentação seja tão variada quanto possível.
29, Janeiro, 2012 @ 11:48
Pois é, a anona é um fruto fantástico mas pouco divulgado em Portugal. Infelizmente por motivos de saúde minha esposa que está muito debilitada fisicamente precisa comer ANONAS. Vivo no interior de Portugal (entre lamego e peso da regua) e aqui só chegam anonas de espanha, muito fracas e na maioria das vezes já quase podres. Preciso de descobrir urgentemente no continente um distribuidor de ANONAS DA MADEIRA (é agora a época delas) que mandar vir da madeira directamente é quase impraticável pelo preço do transporte. Alguém me pode dar um dica de um distribuidor no norte deste maravilhoso fruto da natureza ? Já tentei o pingo doce mas não me garantem nada, querem é vender a espanhola e essa não muito obrigado. Um marido desperado joebarbosa@sapo.pt
29, Janeiro, 2012 @ 15:45
Caro José
Vou dar-lhe o contato telefónico do revendedor de frutas a quem compro fruta de qualidade semanalmente e onde nesta altura me abasteço de anonas.
Se colocar-lhes a questão pode ser que ajude. São de Famalicão, têm frutas tropicais de vários países e costumam ser muito disponíveis. Espero que o tenha ajudado.
Contato: 252 313 798 ou 966 034 558.
Stop Cancer Portugal: os 10 mais lidos em 2012 » Stop Cancer Portugal
28, Dezembro, 2012 @ 10:03
[…] 2012: O Ano da Anona […]
16, Julho, 2014 @ 10:58
MUITO BOM DIA. Alguém podia-me fazer o favor de dizer onde posso comprar planta de ANONA conhecida no BRASIL como Graviola, e a planta NONI?
Comprimentos e obrigado.
joao.s.vieira@hotmail.com
16, Julho, 2014 @ 12:23
João
Obrigado pelo seu interesse. Talvez alguém do Brasil, seguidor aqui no site, possa ajudá-lo.
14, Novembro, 2014 @ 12:11
Marido desesperado já pensou nas anonas do Algarve.
25, Novembro, 2014 @ 19:55
Amigos, eu tenho uma anoneira no meu quintal, já há muito. Quando comprei no super mercado continente uma anona, tive o cuidado de guardar as sementes, como não sabia qual a altura de colocar no vazo, fui colocando até aparecer a plantinha , deixei crescer mais um pouco, e depois coloquei no quintal , nunca mais precisei de comprar, está uma árvore enorme, e este ano deu imensas anonas, e grandes! Tenho apanhado algumas com 8oo gr. O super mercado continente e o lidl tem , ás vezes um bocado caras. Por isso é fácil escusam de andar á procura, guardem as sementes e plantam no vazo e depois de grandinhas coloquem no terreno
26, Novembro, 2014 @ 14:00
Obrigado Mário pela sua sugestão. Vamos tentar 🙂
7, Janeiro, 2015 @ 17:30
Olá Mário,
Recorda-se da época em que a árvore “pegou”? Já agora, vive a Sul o a Norte do país? Pergunto porque eu vivo a Norte e parece-me que a anona necessita de clima mais ou menos temperado e poderá ser necessário uma mini estufa, ou algo assim.
Obrigado
28, Agosto, 2015 @ 18:25
OBRIGADA POR TAL INFORMAÇÃO .MUITO BOA COMO SE CONSEGUIR A ARVORE DA ANONA. GRATA
1, Setembro, 2015 @ 13:08
Isabel procure o grupo no facebook Stop Cancer Portugal e faça a sua pergunta. Talvez receba algumas sugestões.
Procure o grupo aqui: https://www.facebook.com/groups/502075799959039/502075803292372/?notif_t=like
adira ao grupo e faça a sua pergunta.
1, Julho, 2018 @ 14:41
Tenho uma anoneira no quintal há cerca de 10 anos mas nunca deu uma única anona. Porque será? Tenho pena porque gosto muito desta fruta.
26, Dezembro, 2018 @ 18:52
Olá Dª. Isaura vivo perto de Faro e tenho 7 noneiras algumas já com alguns anos outras mais novas, as noneiras nascidas das sementes devem ser enxertadas de uma mansa normalmente demora dois três anos a começar a produzir, em alternativa pode comprar nos viveiros de plantas ou nos vendedores nas feiras, já enxertadas boa sorte