Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

Os Dez mandamentos de Mourinho

jose_mourinho
10 Mandamentos

Recentemente foi notícia na televisão e em jornais as regras que o treinador Mourinho dá aos seus jogadores. Não se ouviram críticas do lado dos médicos ou de outros especialistas, nomeadamente, da nutrição. Há coisas que a lista não contempla e que se subentendem como outros hábitos menos saudáveis, fumar, por exemplo.

Mas o que me intriga é o facto de as ditas regras terem feito correr tanta tinta nos media e isto sem razão de maior dado que nelas não se encontra nada de inesperado, senão vejamos:

  1. Rotina nas horas de levantar e deitar
  2. Dormir de oito a dez horas
  3. Cear duas horas antes de deitar
  4. Fazer um jantar ligeiro
  5. Beber leite, comer sardinhas e frutos secos
  6. Proibição absoluta de álcool, doces e gorduras
  7. Não deitar com sede ou fome
  8. Não ver televisão ou ouvir rádio no quarto
  9. Uma sesta antes dos jogos
  10. Sesta que não deve ter mais que meia hora

É claro que basta escrever Mourinho e o sucesso é garantido para os media, mas seria bom atendermos à essência do que se escreve. Associar Mourinho a Deus ou fazer testemunho das suas estratégias? Ao invés de se estar a criticar um líder poder-se-ia aproveitar para sessões de esclarecimento acerca destes hábitos.

A notícia rola à volta da obrigação de seguir as regras mas a verdade é que são conselhos que todos deveríamos seguir no nosso dia-a-dia pois elas são promotoras de hábitos de vida saudável!

Caminhar 4000 passos por dia, o equivalente a cerca de três quilómetros, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa. informe-se!
A prática de yoga conduz o praticante a uma perceção de quem é. Conheça algumas verdades sobre o yoga e avalie os benefícios da sua prática.
A prática do yoga de forma individualizada pode ser particularmente benéfica nos cuidados de saúde mental. Informe-se.
Existem pessoas que quando aconselhadas a praticar yoga, mostram resistência sobre a capacidade desta prática os ajudar. Sabe porquê?