Recentemente foi notícia na televisão e em jornais as regras que o treinador Mourinho dá aos seus jogadores. Não se ouviram críticas do lado dos médicos ou de outros especialistas, nomeadamente, da nutrição. Há coisas que a lista não contempla e que se subentendem como outros hábitos menos saudáveis, fumar, por exemplo.
Mas o que me intriga é o facto de as ditas regras terem feito correr tanta tinta nos media e isto sem razão de maior dado que nelas não se encontra nada de inesperado, senão vejamos:
- Rotina nas horas de levantar e deitar
- Dormir de oito a dez horas
- Cear duas horas antes de deitar
- Fazer um jantar ligeiro
- Beber leite, comer sardinhas e frutos secos
- Proibição absoluta de álcool, doces e gorduras
- Não deitar com sede ou fome
- Não ver televisão ou ouvir rádio no quarto
- Uma sesta antes dos jogos
- Sesta que não deve ter mais que meia hora
É claro que basta escrever Mourinho e o sucesso é garantido para os media, mas seria bom atendermos à essência do que se escreve. Associar Mourinho a Deus ou fazer testemunho das suas estratégias? Ao invés de se estar a criticar um líder poder-se-ia aproveitar para sessões de esclarecimento acerca destes hábitos.
A notícia rola à volta da obrigação de seguir as regras mas a verdade é que são conselhos que todos deveríamos seguir no nosso dia-a-dia pois elas são promotoras de hábitos de vida saudável!