Adoptar um estilo de vida saúdavel

Gostou? Partilhe

As Centrais Nucleares e Cancro da Tiróide

Tiróide
Tiróide

Nos últimos dias, a atenção mundial está centrada no Japão, particularmente na central nuclear de Fukushima. Devido aos danos provocados pelo maremoto na central nuclear, a falha nas tentativas de arrefecimento e as explosões que se seguiram, fizeram com que o risco de exposição à radiação ionizante se tornasse numa situação bem real.

Esta radiação ionizante pode produzir efeitos imediatos ou a curto prazo, como a diarreia, náuseas e vómitos. Uma exposição mais prolongada pode provocar, entre outros, diminuição do apetite, fadiga, alterações na pele, cancro da tiróide.

A tiróide é uma glândula localizada no pescoço, em frente à traqueia. Produz várias hormonas que interferem em diversos processos do organismo, nomeadamente no metabolismo. O iodo é o principal elemento para a produção dessas hormonas.

O cancro da tiróide pode manifestar-se pela rouquidão, dificuldade na deglutição, dificuldade na respiração ou pela presença de um nódulo linfático aumentado no pescoço. No entanto, o tumor pode desenvolver-se sem provocar sintomatologia.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), a grande maioria (cerca de 90% dos casos) dos cancros da tiróide tem bom prognóstico. As formas mais comuns deste cancro são a folicular e a papilar. Esta última tem maior potencial para provocar metástases nos pulmões e ossos. A radiação ionizante aumenta a probabilidade de desenvolver a forma papilar.

O tratamento, como em todos os cancros, vai depender da extensão do tumor, se existe ou não invasão de outros tecidos e se já provocou metastização. Por norma, a cirurgia para remoção parcial ou total da tiróide é o método mais usado. No entanto, pode ser necessário complementar a cirurgia com radioterapia ou administração de iodo radioactivo.

[fonte]Fontes de Informação: http://www.spedm.org/Website/Common/GeneralPage.asp?gp_id=20; http://pt.wikipedia.org/wiki/Tumor_da_tiroide; http://healthland.time.com/2011/03/14/radiation-exposure-fast-facts-about-thyroid-cancer-and-other-health-risks/; [/fonte]

A prática de exercício físico após diagnóstico de cancro é fundamental na gestão dos sintomas provocados pelos tratamentos. Saiba mais.
“E se o cancro voltar? E se piorar?” Neste texto exploramos alguns contributos da investigação sobre o medo da recidiva.
Como funciona a quimioterapia? Veja um pequeno vídeo educativo com a explicação do médico oncologista Hyunsoo Joshua para o canal TED-Ed.
Qual o impacto do animal de estimação na vivência do cancro? Neste texto expomos alguns benefícios e desafios.