Um grande 31

31 é o número médio de anúncios publicitários que passam durante os intervalos entre os programas infantis na televisão portuguesa, aos Sábados de manhã. A duração média de cada intervalo ronda os 11 minutos. Já alguma vez tinha pensado nisto ou já se tinha apercebido disto?

Para dizer a verdade, nunca pensei que fossem tantos. Mas, contei-os, tirei notas ao longo de várias semanas e, assim, vou expressar a minha opinião. Parece-me demasiado, para uma criança, receber uma quantidade tão grande de informação comercial num curto espaço de tempo e de forma repetida. É que, ao longo da manhã, são praticamente repetidos os mesmos anúncios com a mesma sequência. Esse longo período de tempo, durante um intervalo, e as informações, de teor absolutamente comercial, não contribuem para o nosso bem-estar, muito mais para o da criança, nem levam a comportamentos saudáveis.

Toda esta avaliação pode ser corroborada na visualização do filme “Fale com o seu filho antes que a indústria o faça“, que convido a assistir. Sei que os fins-de-semana são curtos, mas veja com os seus próprios olhos! Tome consciência do constante “bombardeamento” comercial e do conteúdo a que estão sujeitas as crianças, em casa, enquanto assistem aos seus programas favoritos.

E nós? As decisões que tomamos, relativas ao consumo, não estarão a ser brutalmente influenciadas? Use o seu sentido crítico!

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.