É provável que, a partir dos 40 anos, o seu médico de família inclua a medição de PSA nas análises de rotina.
O PSA é a sigla, em inglês, para designar o antigénio específico da próstata (Prostate-specific antigen), uma glicoproteína produzida pelas células da próstata.
A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino, aproximadamente do tamanho de uma noz, que tem por função produzir e armazenar um fluido viscoso que facilita a mobilidade dos espermatozóides. Para além desse fluido também produz o PSA.
Em condições normais, o nível de PSA no sangue é baixo, inferior a 4 ng/ml (“ng” é a abreviatura para nanograma). No entanto, alguns factores e doenças aumentam esse valor, nomeadamente:
- A idade: à medida que o homem envelhece, o valor de PSA no sangue aumenta naturalmente
- Após a ejaculação: para manter o rigor necessário, deverá apenas realizar a análise 24 horas após a última ejaculação
- Sexo anal e toque rectal: a estimulação da próstata leva ao aumento do PSA no sangue
- Inflamação da próstata (prostatite) e infecções urinárias
- Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP): doença benigna caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata
- Cancro da próstata: de uma forma geral, quanto maior for o valor de PSA, maior será a probabilidade de ter cancro da próstata.
Para além do aumento, algumas situações provocam a diminuição de PSA no sangue:
- Alguns medicamentos e produtos naturais: deve sempre informar o seu médico que fármacos ou produtos naturais utilizou nas últimas semanas
- Obesidade.
Perante estes dados não se pode afirmar que o PSA elevado é sinal de cancro da próstata. Para além disso, o PSA apenas é específico para a próstata e não para a causa que conduziu ao aumento. Este aumento é antes um sinal de alerta para uma avaliação mais profunda.
A medição do nível de PSA no sangue também é comum durante os tratamentos do cancro da próstata. Uma vez que, nestes casos, a causa do aumento dos níveis de PSA é o cancro da próstata, a alteração dos valores do PSA tem um significado próprio:
- A diminuição dos valores do PSA tende a indicar o sucesso do tratamento e a remissão da doença, ou seja, a cura.
- Da mesma forma, um aumento posterior tende a indicar uma recidiva, um novo foco de doença.
[fonte]Bibliografia consultada: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+masculinas/cancrodaprostata.htm; http://www.lab-lamartine.pt/2007/Psa%20lab.pdf; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADgeno_prost%C3%A1tico_espec%C3%ADfico [/fonte]