Estado de graça: bem nutridos!
Quando pensa em consulta de nutrição, o que lhe vem à cabeça? Emagrecer? Passar fome? Passar meses a comer cozidos e grelhados?
Uma consulta de nutrição não é sinónimo de emagrecimento, de monotonia e muito menos de restrição.
A Nutrição é um universo. Entre muitos dos campos de actuação desta ciência, gostaria de destacar o período da gravidez. A evolução de uma gravidez depende de vários factores determinantes, entre eles o estado nutricional da mulher, quer seja antes de engravidar ou durante os cerca de 9 meses seguintes. Uma alimentação deficitária em nutrientes essenciais, como é o caso dos hidratos de carbono, das proteínas, das vitaminas e dos minerais, entre outros, condiciona a saúde tanto da mãe como do bebé. Deve sim fazer-se uma alimentação correcta, de forma a obter todos os nutrientes fundamentais, tanto para a mulher como para o novo elemento da família que se está a formar e a crescer.
A consulta de Nutrição nesta fase da vida deveria ser regra a estabelecer.Aportes nutricionais adequados, nos períodos periconcepcional e pré-natal, proporcionam uma diminuição do risco de complicações maternas, bem como do risco de doenças para o bebé, tanto à nascença como, posteriormente, no desenvolvimento de doenças crónicas. A futura mamã aprenderá a alimentar-se de forma correcta e completa (“comer por dois” – uma frase habitualmente repetida não se aplica neste período da vida). Fica também capacitada para, através da alimentação, diminuir ou anular os enjoos, a azia e outros efeitos indesejados/incómodos. Sabia que a segurança alimentar tem um papel importante na gravidez? Se esta temática, a segurança alimentar, na população em geral é fundamental, durante a gravidez ela é obrigatória, pois as toxinfecções alimentares (salmonelose, listeriose, toxoplasmose) podem prejudicar gravemente a saúde do feto.
Em suma, com a prescrição de um plano alimentar personalizado e saudável, terá uma gravidez saudável, contribuindo para um melhor parto e, muito importante, terá também uma melhor recuperação.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1862616/pdf/canmedaj01351-0027.pdf; http://www.unboundmedicine.com/medline/ebm/record/20974416/abstract/Prenatal_Nutrition:_A_Practical_Guide_for_Assessment_and%C2%A0Counseling_
8, Julho, 2018 @ 8:30
Muito obrigada por compartilhar essas informações! Me ajudaram muito a esclarecer , pois estou gravida de 7 meses e estava procurando exatamente isso.