Estado de graça: bem nutridos!

nutricao e gravidez

Quando pensa em consulta de nutrição, o que lhe vem à cabeça? Emagrecer? Passar fome? Passar meses a comer cozidos e grelhados?

Uma consulta de nutrição não é sinónimo de emagrecimento, de monotonia e muito menos de restrição.

A Nutrição é um universo. Entre muitos dos campos de actuação desta ciência, gostaria de destacar o período da gravidez. A evolução de uma gravidez depende de vários factores determinantes, entre eles o estado nutricional da mulher, quer seja antes de engravidar ou durante os cerca de 9 meses seguintes. Uma alimentação deficitária em nutrientes essenciais, como é o caso dos hidratos de carbono, das proteínas, das vitaminas e dos minerais, entre outros, condiciona a saúde tanto da mãe como do bebé. Deve sim fazer-se uma alimentação correcta, de forma a obter todos os nutrientes fundamentais, tanto para a mulher como para o novo elemento da família que se está a formar e a crescer.

A consulta de Nutrição nesta fase da vida deveria ser regra a estabelecer.Aportes nutricionais adequados, nos períodos periconcepcional e pré-natal, proporcionam uma diminuição do risco de complicações maternas, bem como do risco de doenças para o bebé, tanto à nascença como, posteriormente, no desenvolvimento de doenças crónicas. A futura mamã aprenderá a alimentar-se de forma correcta e completa (“comer por dois” – uma frase habitualmente repetida não se aplica neste período da vida). Fica também capacitada para, através da alimentação, diminuir ou anular os enjoos, a azia e outros efeitos indesejados/incómodos. Sabia que a segurança alimentar tem um papel importante na gravidez? Se esta temática, a segurança alimentar, na população em geral é fundamental, durante a gravidez ela é obrigatória, pois as toxinfecções alimentares (salmonelose, listeriose, toxoplasmose) podem prejudicar gravemente a saúde do feto.

Em suma, com a prescrição de um plano alimentar personalizado e saudável, terá uma gravidez saudável, contribuindo para um melhor parto e, muito importante, terá também uma melhor recuperação.

Susana Arranhado, natural de Lisboa, Licenciada em Ciências da Nutrição, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Mestranda em Cuidados Paliativos, pela Faculdade de Medicina do Porto. Frequentou o curso Teórico-Prático de Gastroenterologia e o Curso Prático de Neonatolgia no Hospital da Luz (Lisboa). É Socorrista pela Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha. Actualmente exerce actividade como nutricionista em regime de clínica privada, bem como ministra acções de formação na área. Interessa-se pela área da oncologia. Colaboradora do Stop Cancer Portugal entre Junho de 2010 e Maio de 2011.