Preciosas Ameixas


Este mês de Junho, mês dos Santos Populares, é uma das ocasiões especialmente produtiva para a colheita de diversas variedades de frutas e legumes: ameixas, pêssegos, framboesas, espinafres, alfaces e outros.

Enfim, com tanto por onde escolher, a rubrica de hoje é dedicada às ameixas. Apresentam-se aqui as suas credencias que podem justificar a razão da sua inclusão, nas próximas semanas, na nossa alimentação.

As ameixas são ricas em açúcares naturais e fibra solúvel, produzindo uma sensação de saciedade que, por isto, pode ajudar a evitar exageros de ingestão.
A fibra solúvel desempenha um papel vital na digestão: promove a absorção lenta da glicose, o que permite a libertação lenta da insulina, reduzindo assim a probabilidade de aparecimento da diabetes e de obesidade; agarra-se ao colesterol da bílis e como resultado é reabsorvido menos colesterol. Por outro lado, este tipo de fibra é um alimento óptimo para os milhões de bactérias que vivem nos intestinos e com benefícios, no sentido em que contribui para a regularização do trânsito intestinal e assim prevenir a obstipação. 

Esta fruta é uma boa fonte de cálcio, fósforo e ferro, bem como de ácido málico, substância que facilita e potencia a absorção do ferro.

Cerca de 100 gramas de ameixas frescas (não vale comer o caroço!), falando em linguagem calórica, tem aproximadamente 44 calorias, dependendo obviamente da variedade, mas não vai muito além deste valor médio. Estes são os seus valores nutricionais básicos.

Mas as ameixas são preciosas na medida em que, na sua constituição molecular, existe um fitoquímico da classe dos Triterpenóides, denominado ácido ursólico (também presente nas maçãs e pêras).

Que benefícios podemos retirar deste agente na prevenção do cancro?

O ácido ursólico pode interferir em diversos mecanismos cancerígenos (cell-signaling pathways). Um estudo proveniente do M.D. Anderson Center, no Texas, sugere que os efeitos anticancerígeno e anti-inflamatório do ácido ursólico devem-se à sua capacidade de inibir uma ampla variedade de agentes cancerígenos e inflamatórios responsáveis na activação do factor de transcrição NF-kB.

Depois da sardinhada, com ou sem broa, isto é, conforme a região onde vai comemorar o S. João e o S. Pedro, coma ameixas frescas, preciosas, à sobremesa.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.