Treine para ser saudável

Há portugueses que não ligam nada ao futebol, mas quando se trata da selecção portuguesa vibram. É o meu caso.

Por mais que não se goste de ver futebol é muito difícil ficar indiferente ao ambiente que se vive durante o Campeonato do Mundo, mesmo à porta.

Quem vai ganhar o título de campeão do mundo? Queremos saber…

Pela lógica ganhará a selecção que não olhar a esforços para lá chegar.

O Cristiano Ronaldo treina diariamente, procura sempre melhorar a sua técnica, como é o livre directo, uma das suas especialidades. Entretanto, procura novas fintas e exercita-as.

Já o José Mourinho é especial a preparar uma equipa para ganhar campeonatos e as famosas ligas de futebol. Este homem estuda tudo com rigor: o seu plantel de jogadores e todas as equipas potencialmente adversárias. Toma notas e regista todo e qualquer movimento de uma equipa em campo. Há uma dedicação tremenda para chegar onde quer.

Se um dos seus objectivos passa por ter muita saúde e viver o melhor possível, faça como eles.

Planeie como o Mourinho: tome nota dos alimentos mais saudáveis a incluir todos os dias e de seguida ponha-os a jogar no seu “campo”; registe quais os alimentos e bebidas que deve afastar do seu treino diário, estou a referir-me aos alimentos compostos exclusivamente de açúcares e farinhas processadas e com aquelas gorduras hidrogenadas que vestem a camisola da equipa “trans”. Pode conhecê-las rapidamente; normalmente têm uma resistência de meses nas prateleiras da sua despensa e usam tácticas pesadas para derrubar as defesas da sua equipa, por outras palavras da sua saúde.
Desista de incluir durante o dia aquelas bebidas cuja composição se baseia em quantidades avassaladoras de açúcar ou outros substitutos, como são os edulcorantes, além da longa lista de aditivos conhecidos por “És”. Tudo isto diluído em concentrações ridículas de apenas 5 ou 10% de sumo, vestígios de sumo de fruta.

Por fim, ponha a sua equipa (sim o seu próprio corpo composto por milhões de pequenos jogadores, as células) a treinar todos os dias. Veja o que se adapta melhor à sua agenda diária para que possa ser sustentável: ir ao ginásio, fazer uma caminhada, andar de bicicleta. Descubra o que o faz sair do sofá.

Treine como o Cristiano, treine para ser saudável utilizando as tácticas e técnicas correctas para ganhar o seu “jogo”, todos os dias: 1ª táctica, uma alimentação equilibrada e naturalmente rica em alimentos de origem vegetal; a 2ª táctica, uma vida livre de tabaco e de stress excessivo; como 3ª táctica, actividade física regular, isto é, exercício todos os dias.

Para ser campeão é preciso ganhar campeonatos, são precisos muitos jogos ganhos ao adversário.

Agora siga o meu raciocínio: para ganhar anos de vida é preciso ganhar muitos jogos à vida na equipa da saúde. E como podemos chegar lá? Treinando todos os dias para ser saudável. Não é assim que faz quem ganha?

Treine para ganhar!

Créditos da imagem: Ludovic Péron

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.