A Força das 5

Uma mão tem 5 dedos e cada um dos dedos, por si só, tem pouca força; mas, os mesmos dedos, quando dobrados e fechados para formar um punho, criam uma força que é verdadeiramente indiscutível. Esta é uma máxima de origem japonesa.

A alimentação correcta passa, como sabemos, por inserir nas nossas refeições, todos os dias, muitos alimentos de origem vegetal – frutas e legumes. A World Health Organization recomenda que devemos comer pelo menos 5 doses de frutas e legumes por dia para prevenir o cancro e outras doenças crónicas.

Uma alimentação que proporcione a união de 5 doses de frutas e legumes todos os dias é uma alimentação com a força de “um punho”, ou seja, conseguimos assim criar uma união e uma sinergia que possui uma verdadeira força na promoção da saúde. Esta quantidade diária, tão razoável, transporta nutrientes básicos que só as frutas e legumes conseguem assegurar e que constitui a melhor forma para fortalecer as defesas naturais do organismo.

As frutas e os legumes são os alimentos que contêm as maiores quantidades, diversidade e disponibilidade de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas. Em nenhum outro grupo de alimentos encontramos, em simultâneo, um conjunto tão rico destes elementos nutritivos que são essenciais para uma saúde de ferro.

Por isso, estes alimentos não podem nem devem ser ignorados em qualquer faixa etária, sobretudo nas crianças e jovens. Não podemos deixar que a sua saúde, no futuro, fique comprometida.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.