Os morangos já chegaram!
O que pode fazer uma taça com morangos frescos pela sua saúde?
Os morangos podem participar activamente na prevenção do cancro se, ao mesmo tempo, fizermos uma alimentação equilibrada.
Contêm um dos compostos fitoquímicos mais estudados, o ácido elágico. Os estudos disponíveis mostram que este fitoquímico impede a activação de determinadas substâncias cancerígenas: ao evitar a reacção destas substâncias com o nosso ADN, o ácido elágico impede assim a indução de mutações que desencadeiam o aparecimento do cancro.
Outro mecanismo de acção atribuído a este ácido elágico é a capacidade de inibir duas proteínas fundamentais (VEGF e PDGF) para a formação da rede sanguínea dos tumores, interferindo no processo da angiogénese que tantas vezes caracteriza o processo tumoral.
Uma quantidade de morangos, na ordem dos 150 gramas, contém cerca de 9 mg de ácido elágico. Esta molécula também se encontra nas framboesas, avelãs e nozes. Portanto, nos meses em que os morangos não estão disponíveis, podemos substituí-los por avelãs ou nozes.
Convém lembrar que os morangos também disponibilizam quantidades consideráveis de outras substâncias que favorecem o funcionamento do tubo digestivo e fortalecem o coração: vitamina C, ácido fólico, minerais como o potássio (K), magnésio (Mg), fibras (cerca de 2 gramas por 100 g de morangos).
Uma outra característica dos morangos, e que é um requisito muito apreciado, é o facto de serem pobres em calorias, desde que comidos sem “apêndices” (refiro-me à adição de açúcar, chantilly ou natas).
Como os morangos são muito populares e sempre aguardados com alguma expectativa, seja qual for a idade, aproveite a sua chegada e dê à sua família uma das maravilhas da natureza e repleta de sabor.
Bibliografia consultada:
Labrecque L, Lamy S, Chapus A Mihoubi S, Durocher Y, Cass B, Bojanowski MW, Gingras D Béliveau R. Combined inhibition of PDGF and VEGF receptors by ellagic acid, a dietary-derived phenolic compound. Carcinogenesis. 2005;26(4):821-6.
Seeram NP. Berry fruits for cancer prevention: current status and future prospects. J Agric Food Chem. 2008;56(3):630-5.
Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006
É Tempo das Cerejas! » Stop Cancer Portugal
4, Junho, 2010 @ 9:18
[…] Os nutrientes que pode encontrar nesta deliciosa fruta, de uma forma natural, são procurados por muitos sob a forma de suplementos vitamínicos. São muitos os nutrientes encontrados nas cerejas e em quantidades generosas – cálcio, ferro, magnésio, potássio, vitaminas A, B e C. As cerejas são também ricas em ácido elágico- já sabe que é um fitoquímico notável para reforço das suas defesas, uma verdadeira super-molécula (referida numa das rubricas anteriores). […]
Framboesas: apanhe-as se puder! » Stop Cancer Portugal
13, Julho, 2012 @ 9:47
[…] além de outros mecanismos de ação, já explicados em rubrica anterior a propósito dos morangos, a literatura científica confirma e adianta: o ácido elágico controla […]
Os morangos de casa têm outro sabor » Stop Cancer Portugal
10, Setembro, 2012 @ 12:35
[…] Os morangos são principalmente ricos em vitamina C, em ácido fólico e fibras. Estes nutrientes devem ser ingeridos diariamente através da alimentação para o funcionamento normal do corpo humano. Para além disso, os morangos apresentam na sua constituição, um dos compostos fitoquímicos mais estudados, o ácido elágico. Assim, quando consumidos juntamente com uma alimentação equilibrada, podem contribuir para prevenir doenças como o cancro. […]