A prática do yoga no bem-estar físico e psicológico

O yoga é uma disciplina física e mental. A prática do yoga visa a integração do corpo físico, do corpo espiritual, da mente (os aspetos intelectual e emocional) com a consciência individual. Esta consciência visa o foco entre a respiração, a mente, os sentidos e a determinação de manter estas conexões sempre ativas, durante toda a prática de yoga: relaxamento, prática de posturas e meditação.

A prática de yoga e a filosofia subjacente encontrada em inúmeros textos desde a antiguidade, é considerada por muitos especialistas como a mais antiga e mais importante prática para a elaboração de um ramo da filosofia, a filosofia de vida.

Para o yoga, o ser humano é constituído por cinco invólucros, capas ou campos, ou seja: o corpo físico, prana, manas, o conhecimento e a bem-aventurança. O corpo físico, assegurado pelos alimentos, água e ar que se respira. Prana (princípio vital, respiração), que representa o princípio fundamental que sustenta toda a vida, controlando as funções dos órgãos e do sistema orgânico. Manas (mente), refere-se às funções do cérebro (por exemplo a memória). O conhecimento é toda a prática de atuação na vida que permite a aprendizagem de si e do mundo que o rodeia. A forma como esse conhecimento é adquirido e gerido leva à bem-aventurança.

Um dos principais objetivos da prática do yoga é alcançar a tranquilidade da mente, permitindo uma sensação de bem-estar e relaxamento. Quando este objetivo é alcançado, percebe-se uma capacidade acrescida da mente ao nível da sua eficácia, contribuindo para o aumento da autoconfiança, da atenção. Ao mesmo tempo assiste-se a uma diminuição da irritabilidade, criando uma visão mais otimista da vida.

Assim, praticar yoga pode ser um meio para controlar e aliviar o stress agudo e crónico, ajudando a superar as comorbidades associadas e, portanto, melhorar a qualidade de vida. Existem numerosos estudos a demonstrar a eficácia da prática do yoga na redução de várias sintomatologias e doenças, tais como, problemas de tensão, doenças do foro respiratório, diabetes, obesidade.  Outros estudos indicam que as asanas, a prática de posturas, e a meditação, ou uma combinação das duas podem reduzir a dor e a incapacidade associada, melhorando a flexibilidade e a mobilidade funcional em pessoas com dificuldade de locomoção ou por deformação postural.

Com este conhecimento, percebe-se assim a importância da prática de yoga para a compreensão do corpo humano e a sua íntima ligação entre a mente, as sensações, sentimentos e outros estados mentais. A consciência de quem se é, do que se pretende ser na vida surge de forma fluída, ao longo da prática consciente, consistente e persistente do yoga.

Faça yoga e perceba a celebração de vida que esta prática oferece.

Fonte de informação: Daniel Bubnis. What are the health benefits of yoga? Disponível em https://www.medicalnewstoday.com/articles/326414;Créditos da imagem:https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/6-passos-para-se-encontrar-com-a-verdade-felicidade,b45060a2bc99cb89a8af1dd1ada823e0rn9ij263.html

Alexandra Pereira, professora de yoga através da AIPYS-Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda, Espanha 2000. Licenciada em Filosofia (FLUP 1988). Mestrado em Filosofia: “A filosofia do yoga: da prática a uma filosofia de vida” ( FLUP 2019) Exerce a sua actividade profissi (...)