Auto-exame da mama: conheça-se para reconhecer

Share on Facebook284Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Auto-exame da mama

O auto-exame da mama consiste num procedimento de observação e de palpação das mamas, quer pela mulher, quer pelo homem, para despiste de alterações. Durante este procedimento poderá detectar alterações de coloração, de tamanho, de forma das mamas, podendo ainda despistar a existência de feridas, nódulos e corrimento mamilar.

A aplicação desta técnica rápida apresenta duas vantagens: (i) quem realiza o auto-exame fica a conhecer melhor o seu corpo e mais facilmente detectará alterações; (ii) as alterações detectadas mais precocemente podem conduzir a tratamentos mais eficazes, quer para o cancro da mama, quer para outras doenças.

O auto-exame da mama deverá ser realizado mensalmente pelas mulheres após o período menstrual (entre o 3º e o 5º dia), pois nesta altura as mamas estão mais relaxadas e menos dolorosas à palpação. Relativamente às mulheres já na menopausa e aos homens, estes deverão escolher um dia fixo para realizar este auto-exame (poderá ser, por exemplo, o dia 1 de cada mês).

Esta técnica está dividida em duas fases: a observação em frente a um espelho e a palpação com os dedos.

Para facilitar a sua execução e de forma a integrá-la numa rotina, o auto-exame da mama pode ser realizado antes e durante o banho. Assim, antes do banho, em pé em frente ao espelho (como mostra a figura) observe as mamas e os mamilos inicialmente com os braços levantados, depois com os braços ao longo do corpo e por fim de perfil. Nesta observação deve procurar alterações na forma, tamanho (é normal uma mama ser ligeiramente maior que a outra) coloração da mama e mamilo, bem como da presença de feridas ou crostas. Por fim aperte ligeiramente o mamilo para despistar a saída ou não de corrimento.

Numa segunda fase, em frente ao espelho, deitada ou durante o banho, deverá palpar a mama e a axila esquerda com a polpa dos dedos da mão direita, usando movimentos circulares (ver figura). De seguida deve palpar a mama e axila direita com a mão esquerda. Com esta palpação pode encontrar nódulos ou inchaços, alterações na textura da pele.

Qualquer alteração que detecte na mama, mamilo e axila ou alguma dúvida que possa ter deverá contactar o seu médico de família.

Miguel Oliveira

Sobre Miguel Oliveira

Miguel Oliveira é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian – Universidade do Minho (2007). Pós-Graduado em Neuropsicologia de Intervenção pelo CRIAP/Associação Portuguesa de Neuropsicologia (2010). Atualmente exerce a profissão no Reino Unido.