O exercício ou a atividade física são ainda, muitas vezes, subestimados na pessoa com doença crónica. No entanto, o exercício físico é, hoje, considerado uma ferramenta insubstituível na melhoria da qualidade de vida das pessoas com doença crónica. O exercício físico ajuda a controlar os sintomas da doença, além de poder contribuir para retardar a progressão da própria doença e melhorar diferentes fatores ligados à saúde global.
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, o INATEL e outras instituições, sociedades e associações de doentes, vão dinamizar o Dia Nacional de Atividade Física e Movimento para a pessoa com doença crónica no dia 28 de setembro das 10:30 às 15:30 no Estádio 1º de Maio do INATEL, na Avenida Rio de Janeiro em Lisboa.
Como pode participar neste dia?
É simples. Leve calçado tipo ténis, roupa desportiva, toalha de rosto, chapéu ou boné e protetor solar. E prepare-se para experimentar algumas atividades que irão estar disponíveis como o Tai-Chi, dança, ginástica diversificada de acordo com os perfis, jogos tradicionais, entre outras atividades.
Dê a conhecer aos seus amigos e familiares, faça-lhe o convite para se juntarem a si, participando no Dia Nacional de Atividade Física e Movimento para a pessoa com doença crónica.
Quantas mais pessoas se envolverem neste movimento, mais saúde haverá para além da doença.
Consulte mais informações sobre este dia aqui.