Da ciência, do amor e do valor da vida: pela competência

Conheci a Dra. Isabel Galriça Neto numa palestra sobre dor no mês de outubro de 2003, em Alfragide. Foi nesse dia também que, pela primeira vez, ouvi alguém falar de cuidados paliativos, compreendendo claramente o seu significado e porque são cuidados de saúde tão importantes para quem necessita deles.

A Dra. Isabel Galriça Neto fala de forma clara, assertiva e apaixonada sobre os cuidados paliativos. Quando a ouvimos ficamos curiosos e envolvidos pela causa que decidiu abraçar há largos anos.

A Dra. Isabel Galriça Neto também escreve de forma clara. Na sexta feira passada, apresentou o seu mais recente livro “Da ciência, do amor e do valor da vida” no Porto, na Ordem dos Médicos.
Este livro reúne um conjunto de histórias dedicadas a todos “aqueles que ainda não conhecem ou conhecem mal o que são verdadeiramente os Cuidados Paliativos, a realidade de conviver e tratar doentes em fim de vida e seus familiares”.
São 19 histórias reais que podem ser lidas separadamente e põem o leitor em contacto com a ciência e as lições aprendidas para criar as condições necessária e um futuro melhor dos cuidados paliativos em Portugal.
Antes de ler o prefácio, escolhi ler a história 11 com o título “Já não come, já não bebe…Vai morrer à fome e à sede?”, por haver tantos preconceitos e ideais preconcebidas sobre o tema da alimentação, além da imensa curiosidade sobre o que poderia aprender mais.

O livro “Da ciência, do amor e do valor da vida” é de leitura obrigatória a todos os que pretendem ter cuidados de saúde com ciência e dignidade em Portugal.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.