Há quanto tempo sente que tem que fazer algo pelo planeta, para recuperar o ambiente que nos dá condições de sobrevivência, para continuar a viver na sua casa-planeta?
O livro “Salvar o planeta começa ao pequeno almoço” é sobre tudo isso.
É um livro de leitura obrigatória e pode ser inspirador nos dias que temos mais tempo, os dias de férias. Vai ajudá-lo a refletir, a pensar mais sobre o clima, para que possa juntar-se a tantas outras pessoas que querem, de facto, ter ações que contribuam para ultrapassar a crise global e alterar o rumo atual das alterações climáticas. A crise climática é uma realidade! A palavra certa para definir a situação atual é emergência!
Jonathan Safran Foer é o autor deste ensaio, um escritor americano que se tem dedicado aos problemas ambientais. Em “Salvar o planeta começa ao pequeno almoço” apresenta-nos uma solução: olharmos para o que comemos- e não comemos- ao pequeno almoço. Ele insiste na urgência de haver maior consciência coletiva e envolvimento de todos para que seja possível mudarmos hábitos e normas que têm efeitos diretos no clima do planeta e nas nossas vidas.
A primeira vez que li um livro de Jonathan Safran Foer foi em 2015 com o titulo “Comer Animais”, publicado em português em 2010. Também o recomendo. Fiquei devidamente esclarecida sobre os efeitos da agricultura industrializada no ambiente e quais são as consequências das nossas escolhas alimentares individuais. A partir daí, mudei os meus hábitos de consumo de carne e criei regras para consumir carne de animais.
Com o livro “Salvar o planeta começa ao pequeno almoço” estou a aprender a tomar outras decisões diárias e efetivas. São apenas as minhas ações individuais, mas cada uma delas pode contribuir para a mudança radical que o planeta e o clima exigem!