Salvar o planeta começa ao pequeno almoço: leitura obrigatória 

Há quanto tempo sente que tem que fazer algo pelo planeta, para recuperar o ambiente que nos dá condições de sobrevivência, para continuar a viver na sua casa-planeta?
O livro “Salvar o planeta começa ao pequeno almoço” é sobre tudo isso.

É um livro de leitura obrigatória e pode ser inspirador nos dias que temos mais tempo, os dias de férias. Vai ajudá-lo a refletir, a pensar mais sobre o clima, para que possa juntar-se a tantas outras pessoas que querem, de facto, ter ações que contribuam para ultrapassar a crise global e alterar o rumo atual das alterações climáticas. A crise climática é uma realidade! A palavra certa para definir a situação atual é emergência!

Jonathan Safran Foer é o autor deste ensaio, um escritor americano que se tem dedicado aos problemas ambientais. Em “Salvar o planeta começa ao pequeno almoço” apresenta-nos uma solução: olharmos para o que comemos- e não comemos- ao pequeno almoço. Ele insiste na urgência de haver maior consciência coletiva e envolvimento de todos para que seja possível mudarmos hábitos e normas que têm efeitos diretos no clima do planeta e nas nossas vidas.

A primeira vez que li um livro de Jonathan Safran Foer foi em 2015 com o titulo “Comer Animais”, publicado em português em 2010. Também o recomendo. Fiquei devidamente esclarecida sobre os efeitos da agricultura industrializada no ambiente e quais são as consequências das nossas escolhas alimentares individuais. A partir daí, mudei os meus hábitos de consumo de carne e criei regras para consumir carne de animais.

Com o livro “Salvar o planeta começa ao pequeno almoço” estou a aprender a tomar outras decisões diárias e efetivas. São apenas as minhas ações individuais, mas cada uma delas pode contribuir para a mudança radical que o planeta e o clima exigem!

Imagem de chrisjmit por Pixabay

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.