Qual é o papel das escolas na saúde futura e no bem-estar das crianças?
Quando proporcionamos às crianças uma alimentação adequada, baseada nas suas necessidades nutricionais, estamos a dar-lhes uma oportunidade de serem bem sucedidas na escola, garantindo o seu futuro.
Sam Kass é ex-chefe de gabinete da Casa Branca e decisor de política alimentar. Ele é defensor de que as escolas podem desempenhar um importante papel na nutrição dos alunos e no desenvolvimento das suas mentes.
As pesquisas demonstram que as crianças que não têm uma nutrição consistente, em especial o pequeno-almoço, têm, de uma maneira geral, uma função cognitiva pobre.
Parte do seu trabalho na Casa Branca, consistiu em implementar um programa nas escolas, reunindo cerca de 40% das crianças com baixos rendimentos. Serviu o pequeno-almoço e o almoço gratuitamente na escola a todas as crianças. O programa alcançou um sucesso incrível. Ajudou a ultrapassar uma barreira muito difícil: o estigma entre crianças pobres e ricas, porque providenciou um pequeno-almoço nutritivo a todas as crianças.
Para Sam Kass, alimentar as crianças com uma nutrição básica e completa é o começo para enfrentar os problemas mais urgentes. É um objetivo simples, mas tem um grande impacto. Uma abordagem focada na alimentação equilibrada e no bem-estar das crianças pode tornar o mundo mais estável e seguro. Pode melhorar substancialmente a produtividade económica. A nutrição infantil pode transformar o sistema de saúde e garantir mais recursos às gerações futuras.
Assista à apresentação de Sam Kass na Ted Talk.
[fonte]Créditos da imagem:https://www.isthmus.ca/ [/fonte]