Qual é o papel das escolas na saúde futura e no bem-estar das crianças?

Qual é o papel das escolas na saúde futura e no bem-estar das crianças?
Quando proporcionamos às crianças uma alimentação adequada, baseada nas suas necessidades nutricionais, estamos a dar-lhes uma oportunidade de serem bem sucedidas na escola, garantindo o seu futuro.

Sam Kass é ex-chefe de gabinete da Casa Branca e decisor de política alimentar. Ele é defensor de que as escolas podem desempenhar um importante papel na nutrição dos alunos e no desenvolvimento das suas mentes.

As pesquisas demonstram que as crianças que não têm uma nutrição consistente, em especial o pequeno-almoço, têm, de uma maneira geral, uma função cognitiva pobre.

Parte do seu trabalho na Casa Branca, consistiu em implementar um programa nas escolas, reunindo cerca de 40% das crianças com baixos rendimentos. Serviu o pequeno-almoço e o almoço gratuitamente na escola a todas as crianças. O programa alcançou um sucesso incrível. Ajudou a ultrapassar uma barreira muito difícil: o estigma entre crianças pobres e ricas, porque providenciou um pequeno-almoço nutritivo a todas as crianças.

Para Sam Kass, alimentar as crianças com uma nutrição básica e completa é o começo para enfrentar os problemas mais urgentes. É um objetivo simples, mas tem um grande impacto. Uma abordagem focada na alimentação equilibrada e no bem-estar das crianças pode tornar o mundo mais estável e seguro. Pode melhorar substancialmente a produtividade económica. A nutrição infantil pode transformar o sistema de saúde e garantir mais recursos às gerações futuras.
Assista à apresentação de Sam Kass na Ted Talk.

Créditos da imagem:https://www.isthmus.ca/

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.