Três peixes e camarão, são os quatro frutos do mar que estamos a comer excessivamente. Nos mercados e menus, oferta e procura limitam-se aos quatro, que repetidamente estão nosso prato.
Em termos globais, procuramos algo rosa e suculento como o salmão, algo branco em lascas como o bacalhau para fritar, algo como um bife, denso, como é o atum para grelhar ou para o moderno sushi. Junta-se o marisco mais popular, o camarão.
Paul Greenberg alerta para o consumo excessivo destas quatro espécies e recomenda o uso racional dos recursos, ainda disponíveis, nos oceanos. Na sua opinião: “A forma como pescamos os frutos do mar mais populares, como o salmão, o atum e o camarão, ameaça destruir os nossos oceanos.“
Durante a sua investigação, Paul concluiu que os oceanos enfrentam hoje uma questão ecológica muito importante. A solução passa por controlar de forma sustentável diferentes métodos de captura e cultivo de peixes e marisco.
Paul Greenberg está ligado ao mar desde criança. É investigador e a sua pesquisa está relacionada sobretudo com a conservação marinha, o estudo dos peixes, a aquicultura e a sustentabilidade dos oceanos. É autor de diversos livros e colabora regularmente com o New York Times.
Assista à Ted Talk. Mantenha-se informado, contribua para a sustentabilidade dos oceanos.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N.
Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar.
Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.
Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro.
Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003).
Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável.
Usa o novo acordo ortográfico.
Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC.
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools.
Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer.
Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication.
Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.