Poemas para as quatro estações: partilhar valores e saberes a rimar

Poemas para as quatro estações é o segundo livro de poemas para crianças de Manuela Leitão.

Recentemente publicado pela Máquina de Voar, o livro saiu justamente a tempo de ser um presente de Natal, para durar o ano inteiro.

Por vezes, nesta época festiva, os últimos presentes a ser comprados, são aqueles que sentimos ser os mais valorizados.

O livro “Poemas para as quatro estações” é destinado à faixa infantil. No entanto, os seus poemas podem tornar-se deliciosos também para os adultos, pela oportunidade de revisitarem algumas boas memórias da infância.

Partilhar um poema ou dois por estação, depois de um jantar em família, como se fosse uma “sobremesa literária” abre um espaço de partilha de valores e culturas entre pais e filhos, avós e netos, tios, primos.

A linguagem poética e metafórica, com uma sonoridade deliciosa, que Manuela Leitão usa neste seu livro, é capaz de promover saudavelmente as tradições portuguesas e de família. Rimam os alimentos, as emoções, os costumes, dando um contributo imprescindível e positivo para unir gerações.

Todas as crianças gostam de poesia, os adultos também, basta alguém que os desperte.
Poemas para as quatro estações” e a sua linguagem poética entram facilmente, com potencial para criar os importantes diálogos familiares.

Desta vez, não contei quantos poemas tinha o livro, como fiz quando em 2104 Manuela Leitão publicou «Poemas da Horta e outras Verduras».
Desta vez, abstraí-me por completo. Comecei por ler um, depois outro e mais outro, para me deliciar com os frutos e os momentos únicos que Manuela Leitão escolheu para nos contar e nos ensinar a valorizar o quanto a Natureza nos oferece. Com “Poemas para as quatro estações” podemos agora partilhar valores e emoções, em cada poema, uma das quatro estações.

Procure nas prateleiras da Fnac ou da Bertrand, abra o livro, aprecie a sua ilustração e pesquise a página do poema com o título “Uma noite em dezembro”, dedicado ao Natal. Tem um serão garantido e divertido.

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.