Calêndula: mais cor no jardim nos dias de inverno, novos sabores no prato

Com os dias mais curtos, a escuridão visita-nos mais cedo. Podemos dar alguma cor ao jardim e plantar calêndula.

Calendula officinalis é vulgarmente conhecida por calêndula ou maravilhas e pertence à família Asteraceae.

Esta planta pode atingir uma altura entre os 40 e os 60 cm e caracteriza-se pelas suas flores que apresentam uma coloração amarelo-alaranjado.

A calêndula é uma planta bastante resistente, aguenta bem o frio do inverno, não perdendo a sua floração. As flores e as folhas têm um sabor amargo característico, com odor fraco e aromatizado.

É uma excelente planta para ter no jardim, além de colorida é bastante rica, com diversos componentes bioativos, como os compostos fenólicos e os flavonóides que apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas. Os flavonóides mais abundantes nas flores da planta são a rutina e a quercetina.

Cultivar calêndula

Aponte quatro passos para cultivar calêndula e torne o seu jardim mais colorido:

  1. Instale por sementeira direta: adquira as sementes em qualquer loja de produtos agrícolas, ou faça mesmo uma compra online
  2. Coloque as sementes a uma profundidade de 5 cm, a uma distância de 30 a 50 cm entre plantas. Num metro quadrado que aconselhamos, pode colocar 4 sementes ou uma por vaso.
  3. A planta necessita de um solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, contudo é uma planta que se adapta a qualquer tipo de solo, desde que esteja minimamente preparado. Em dias mais frios deve recorrer às técnicas de proteção das plantas, faladas aqui. Relativamente à rega, esta deve ser feita diariamente, se justificar, isto porque a planta necessita de água moderadamente.
  4. Todas as partes da planta são utilizáveis: folhas, flores e caule.

A calêndula é uma planta comestível, as suas folhas e pétalas são edíveis, sendo as pétalas adicionadas a pratos como guarnição em substituição de alguns condimentos, como por exemplo, o açafrão. As folhas são geralmente amargas e também podem ser utilizadas como condimentos, principalmente em saladas.

Os caules, embora em menor escala também são utilizados como condimento e temperos de alimentos na indústria alimentar. Embora todas as partes da planta sejam utilizadas, a flor é a parte mais utilizada.

Com o inverno a chegar, a cor da calêndula vai fazê-lo lembrar o Sol a espreitar em dias mais escuros.

 

Referências: Clevely Andy, Katherine Richmond. Manual completo de Plantas e Ervas Medicinais. Lisboa: Editorial Estampa; Moreira, S. Estudo da aplicabilidade de pétalas de Calendula officinalis L. em produtos alimentares enriquecidos. Porto, 2015. https://jb.utad.pt/especie/Calendula_officinalis (acedido a 14/11/2017).

Catarina dos Santos, natural de Alpedrinha, Fundão – Portugal, licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar (ESACB-2012) e em Dietética (ESSLei – 2016). Atualmente, é Nutricionista (4167N) na área da Nutrição Clinica e na área da Nutrição Comunitária e de Saúde Pública. Interessa-se pela Educação Alimentar e Promoção da Saúde, com principal enfoque na faixa etária do pré-escolar e escolar. Catarina dos Santos, Alpedrinha, Fundão - Portugal, degree in Human Nutrition and Food Quality (ESACB-2012) and Dietetics (ESSLei – 2016). Currently, she is a nutritionist (4167N) in the areas of Healthcare Nutrition, and Community Nutrition and Public Health. She is particularly interested in Food Education and Health Promotion, with a primary focus on pre-school and school aged children.